Ao contrário do que muita gente pensa, jogos de vídeo games podem sim contribuir para o desenvolvimento cognitivo de adultos e crianças, por mais que isso pareça impossível.
Um estudo intitulado “Internet Usage and Educational Outcomes Among 15-Year-Old Australian Students” – Uso da Internet e os resultados educativos entre estudantes australianos com 15 anos de idade, em tradução literal -, mostrou que jovens estudantes que tem o costume de jogar games online obtiveram melhores resultados do que os demais em um dos exames mais tradicionais da Austrália.
O PISA (Program for International Student Assessment) avalia a proficiência dos estudantes australianos em disciplinas como matemática, ciências e literatura. O exame também procura perguntar aos jovens alunos sobre suas condições socioeconômicas, atividades diárias e estilo de vida. Assim, foi possível averiguar que alunos que costumam jogar jogos online quase todos os dias alcançaram resultados melhores do que os demais.
Em média, os estudantes obtiveram 15 pontos a mais em matemática e 17 pontos a mais em ciências. O estudo também trouxe a tona a velha discussão acerca dos benefícios dos games no desenvolvimento cognitivo de jovens e adultos, contrariando a máxima de que jogos de vídeo game são uma total perda de tempo.
Talvez um dia a sociedade preste atenção no potencial benéfico dos jogos de vídeo game e acabe parando de atribuir essa prática à crimes hediondos como acontece hoje em dia.