PUBLICIDADE
InícioGamesEstado Islâmico pode ter usado o chat da PSN para planejar atentados...

Estado Islâmico pode ter usado o chat da PSN para planejar atentados terroristas na França

O que o PlayStation e o terrorismo têm em comum? Praticamente nada, mas o console da Sony novamente foi linkado a tentativas de terrorismo, e desta vez foi aos atentados terroristas cometidos nesta sexta-feira (13) na França. A possibilidade foi levantada pelo ministro do interior da Bélgica, Jan Jambon.

PUBLICIDADE

Segundo Jambon, uma possibilidade que a polícia deveria verificar é o fato de os terroristas terem usado a rede da PSN para comunicarem-se e assim planejar o ataque. Segundo ele, tanto a PSN, quando a Xbox Live e a Nintendo Network, seriam escolhas bem diferentes do comum para comunicação, e mais difíceis de rastrear em comparação a outras, como o Whatsapp, por exemplo.

— “O PlayStation 4 é ainda mais difícil de ser mantido sob observação do que o WhatsApp” — disse Jambon.

PUBLICIDADE

Segundo a revista Forbes, pelo menos um PS4 foi encontrado em posse de pessoas possivelmente ligadas aos terroristas durante as buscas realizadas nesse final de semana. A publicação, no entanto, ressalta que ainda não há provas de que os terroristas usaram o videogame para se comunicarem e planejarem os ataques.

Antes que você descarte completamente essa possibilidade, vale ressaltar que, em documentos vazados por Edward Snowden em 2013, foi descoberto que terroristas usavam o jogo World of Warcraft para comunicarem-se sem ser detectados, ou seja, a ideia não é nova, e pode ser uma possibilidade concreta.

Ninguém ainda está acusando formalmente a PSN de ter permitido essa comunicação, mas é provável que, a partir de agora, fiquemos sabendo de casos ou até de denúncias da monitoração das comunicações dela e das outras redes de consoles.

PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.