PUBLICIDADE
InícioCinema e TVEspreitadores (Stalkers) - Tudo sobre o Infectado de The Last of Us

Espreitadores (Stalkers) – Tudo sobre o Infectado de The Last of Us

Os espreitadores são a segunda fase da infecção por Cordyceps no universo de The Last of Us, aparecendo nos jogos The Last of Us, The Last of Us Part II e Left Behind, além da série de televisão The Last of Us da HBO Max. Eles surgem entre duas semanas a um ano após a exposição inicial ao fungo, sendo caracterizados por um comportamento furtivo e agressivo que os diferencia dos corredores e estaladores.

PUBLICIDADE

Características dos Espreitadores (Stalkers)

PUBLICIDADE

Os espreitadores combinam a velocidade e visão dos corredores com a agressividade dos estaladores. Apresentam fungos crescendo na cabeça e rosto, geralmente deixando apenas um olho visível. São reconhecíveis pelos sons roucos que emitem, pela movimentação ágil e pela capacidade de se esconder e atacar de surpresa. Muitas vezes tomam posições de emboscada e se movimentam furtivamente ao detectar inimigos à distância. Já em combate direto, investem com ferocidade contra suas vítimas.

Apesar de ainda manterem força humana, são perigosos por sua habilidade de interromper ações do jogador e aplicar ataques letais. Um raio-X de um espreitador encontrado na Universidade do Colorado Oriental mostra a progressão do crescimento fúngico na cabeça.

Essa fase da infecção é descrita nos coletáveis como focada em emboscar vítimas, e sua presença é quase sempre sinalizada pelos ruídos característicos, ainda que nem sempre representem uma ameaça imediata. Curiosamente, muitos encontros com espreitadores acontecem em áreas úmidas ou alagadas, onde eles se aproveitam do ambiente para se esconder.

Combate

Espreitadores (Stalkers) - Tudo sobre o Infectado de The Last of Us

Enfrentar espreitadores exige cautela. Eles são mais resistentes que os corredores e podem derrubar o jogador com facilidade. Por isso, o uso de armas como espingardas e lança-chamas é recomendado, especialmente em grupos. Embora seja possível usar furtividade, não é o mais aconselhado, já que é difícil surpreendê-los devido à sua percepção elevada.

Quando em combate corpo a corpo, jogadores podem usar tijolos ou garrafas para atordoá-los antes de atacar. Joel pode se sair melhor devido à sua força, mas Ellie, especialmente no DLC Left Behind, depende mais de objetos do cenário para se defender. Já em Part II, a versão adulta de Ellie consegue lidar melhor com os ataques dos espreitadores, sendo capaz de contra-atacar e se esquivar com mais eficácia.

PUBLICIDADE

Estes inimigos são especialmente letais em locais escuros e fechados, onde sua furtividade se destaca. Grupos de soldados e membros da Frente de Libertação de Washington (WLF) já foram dizimados por espreitadores em tais condições.

Variações e aparições

Em The Last of Us, os espreitadores aparecem apenas em três ocasiões: no porão do hotel em Pittsburgh, nos esgotos e no DLC Left Behind. Em Part II, passam a surgir com mais frequência, especialmente em Seattle, dentro de prédios abandonados, esgotos e áreas sob controle dos serafitas.

Uma variação notável surge no porão do hospital, onde um espreitador se desprende do rei dos ratos. Ele mantém o comportamento furtivo, mas com durabilidade aumentada e a capacidade de lançar esporos corrosivos, combinando características de um Baiacu.

PUBLICIDADE

Bastidores

Mesmo sendo uma fase intermediária da infecção, os espreitadores aparecem poucas vezes nos jogos. Em The Last of Us, surgem apenas em três eventos principais. Em Part II, ganham maior destaque e complexidade, muitas vezes funcionando como mini chefes em encontros estratégicos.

Na Segunda Temporada de The Last of Us

Espreitadores (Stalkers) - Tudo sobre o Infectado de The Last of Us

Um Espreitador é um dos destaques no primeiro episódio da Segunda Temporada de The Last of Us. No encontro, Ellie acaba caindo no subsolo de um mercado após entrar nele com Dina e é emboscada pelo inimigo.

Por sorte, a jovem é imune aos infectados, já que ela acaba sendo mordida por ele na barriga antes de finalizá-lo.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.