PUBLICIDADE
InícioGamesESA está tentando impedir que jogos clássicos continuem disponíveis através de servidores...

ESA está tentando impedir que jogos clássicos continuem disponíveis através de servidores piratas

A ESA (Entertainment Software Association) planeja impedir a preservação de jogos antigos pois, segundo a empresa, o processo de restauração é ilegal. Segundo ela há uma lei que impede que os jogadores, além de comunidades, museus, arquivos e colecionadores possam modificar os jogos para mantê-los jogáveis após os servidores dos mesmos serem desligados.

PUBLICIDADE

No ano passado, o Internet Archive lançou a “Historical Software Collection”, uma coleção de jogos clássicos dos consoles e do PC além de softwares em geral. Mais recentemente foram adicionados cerca de 2400 títulos à coleção, incluindo Bust-A-Move, Commander Keen e Metal Gear.

A Electronic Frontier Foundation está atualmente tentando que o Escritório de Direitos Autorais dê aos colecionadores uma isenção da Seção 1201 e alguma proteção legal para preservar títulos antigos e mantê-los jogáveis.

PUBLICIDADE

No entanto, a EFF, a ESA, MPAA e RIAA, importantes organizações de jogos eletrônicos e entretenimento entraram em contato com o Escritório de Direitos Autorais para opor-se a isenção, as empresas unidas enviaram uma mensagem ao escritório dizendo que “refazer servidores e manter jogos ultrapassados jogáveis é uma ação associada à pirataria, que é ilegal” e enfraquece “os princípios fundamentais de direitos autorais em que se assentam as leis de direitos autorais.”

PUBLICIDADE

4 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveirahttp://criticalhits.com.br
Rafael Oliveira faz análise de jogos, filmes e séries regularmente para o Critical Hits, além de postar notícias e artigos esporadicamente. Acha que Shadow of the Colossus é o melhor jogo já feito, é fanboy de Steins;Gate e tem um lugar especial no coração para Platformers, RPGs e Metroidvanias.