Doze pessoas foram foram citadas em um escândalo na liga profissional de StarCraft 2 na Coréia do Sul, envolvendo a manipulação de resultados das partidas, entre eles 2 jogadores – BBoongBBong e YoDa – e o técnico Gerrard, citado como envolvido direto em toda a situação.
Inicialmente, a associação de E-sports coreana baniu Gerrard e YoDa, além de prometer buscar medidas legais mais fortes. Entre os acusados, estão 2 responsáveis financeiros pela situação, citados como “gangsters” ligados diretamente ao crime organizado local. Algumas pessoas também foram presas por envolvimento no esquema, mas nenhum jogador ou membro de equipe teve o nome citado.
A informação é que Gerrard e BBoongBBong teriam recebido $4,450 para perder uma partida intencionalmente, e YoDa teria recebido 30 mil dólares para perder duas partidas, além de ser chantageado para perder outras duas. Gerrard também teria recebido $8900 para fazer YoDa perder uma de suas partidas. A informação que corre é que Gerrard estaria vivendo um momento financeiro muitíssimo delicado, tendo que pedir dinheiro para amigos e familiares, e esta seria uma motivação para o envolvimento no esquema.
Não é a primeira vez que a cena de Starcraft sofre com a manipulação de resultados. Anteriormente, Won “Justin” Jong Seo foi condenado a pagar uma multa de $2700, além de prestar 120 horas de serviço comunitário e cumprir pena de 18 meses.