A nona geração de consoles está em seu quarto ano e uma pergunta persiste: como o PS5 da Sony frequentemente supera o Xbox Series X da Microsoft, que é mais poderoso no papel? Apesar de ambos os consoles utilizarem hardware personalizado da AMD com arquiteturas de CPU/GPU Zen 2 e RDNA 2, o PS5 tem uma CPU de oito núcleos com frequência variável até 3,5 GHz e uma GPU com 36 Unidades de Processamento, enquanto o Xbox Series X possui uma CPU de oito núcleos com clock de 3,8 GHz e uma GPU com 52 Unidades de Processamento.
De acordo com a Digital Foundry, desenvolvedores têm afirmado que o compilador de shaders e a API do PS5 são mais rápidos e otimizados.
Essa eficiência permite ao PS5 um desempenho mais rápido, pois faz melhor uso do silício real. A API principal do PS5 também parece ser mais rápida do que a DirectX da Microsoft, que busca integrar a experiência entre PC e consoles Xbox, mas pode sofrer uma penalidade em termos de desempenho no console.
Embora o Xbox Series X tenha vantagem com uma contagem maior de Unidades de Processamento, especialmente em jogos que usam Unreal Engine 5, o PS5 se destaca em outros motores de jogo devido à sua maior taxa de clock. Isso resulta em um desempenho superior em muitos títulos, apesar das especificações superiores do Xbox Series X no papel.
Além disso, o Xbox Series X oferece uma implementação de taxa de atualização variável (VRR) que proporciona uma experiência mais estável e suave em alguns jogos, como Elden Ring. No entanto, na maioria dos jogos, as diferenças de desempenho entre os dois consoles são pequenas, resultando em uma experiência comparável para os jogadores.