O engenheiro da Valve, Ben Krasnow, fez um novo vídeo, em teor experimental, demonstrando o funcionamento do mouse desenvolvido por ele para ser controlado com a língua. De acordo com ele, a ideia é dar uma alternativa aos setups tradicionais de teclado e mouse para portadores de algum tipo de paralisia que impeçam a maneira tradicional de usar o computador.
O esquema todo funciona com o plano do Windows sendo mapeado num plano cartesiano (aquele do X e Y que fica torturando vocês na escola/faculdade e que tem muita gente que acha que não serve pra nada) onde a língua controla o ponteiro dentro desse plano.
A técnica, segundo Krasnow, ainda precisa de aperfeiçoamento, pois, apesar da língua ser um motor de controle muto bom, é difícil de acertar a posição dela no plano para que o sistema emule a movimentação de um mouse clássico.
Além de ser usado no Windows, a ideia de Krasnow é fazer o sistema funcionar também em sistemas de realidade aumentada, como o Google Glass, até por pessoas sem nenhum tipo de paralisia que simplesmente não gostariam de ocupar suas mãos com os dispositivos de controle dele.
Essa ideia é muito legal e faz parte de uma série de iniciativas para ajudar a vida de quem acabou sofrendo algum tipo de acidente, ou nasceu assim, e não consegue usar um computador da maneira como nós usamos. O que vocês acharam da ideia? Minha única ressalva é que, se o meu teclado e o meu mouse volta e meia ficam num estado miserável, imagina um mouse de língua. Eu nunca que ia botar a minha nele.
Comments are closed.