Emulador de Xbox 360, Xenia, já roda jogos comerciais

A emulação de Xbox 360 parece cada vez menos distante com os avanços monstruosos que o hardware tem feito nos últimos anos, mas ainda faltava o software acompanhar essa caminhada. Felizmente para quem pretende jogar Xbox 360 no computador, essa realidade está cada vez mais próxima, ainda que possa demorar algum tempo para que nós realmente vejamos um emulador do console da Microsoft funcionando de fato.

Num vídeo enviado ao Youtube nessa semana, Ben Vanik mostra uma versão mais recente do Xenia, um emulador de Xbox 360 bastante promissor, que já roda alguns jogos comerciais do console, ainda que de uma maneira lenta pra cacete.

Segundo Vanik, o jogo do vídeo, Frogger 2, está rodando naquela velocidade por estar com o debugger ligado juntamente com o emulador (que funciona mais ou menos como um programa de identificação de erros que fica testando tudo o que acontece enquanto o programa roda). Confiram abaixo:

Vanik comentou que o objetivo do projeto é experimentar, pesquisar e educar-se no tópico da emulação de sistemas modernos e sistemas operacionais e não permitir operações ilegais, como rodar jogos piratas. Toda a informação é obtida via engenharia reversa de produtos comprados legalmente e a informação obtida está sendo disponibilizada publicamente na internet.

A emulação andava um tanto estagnada nos últimos anos após os emuladores de PlayStation 2, Game Cube e Wii terem sido disponibilizados ao público. Com esse emulador de Xbox 360 sendo desenvolvido, parece que ganharemos um novo capítulo na série, ainda que isso possa demorar alguns bons anos.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por
Tags: Xenia