Recentemente, o famoso vazador Bradley Lynch revelou que a Valve pode estar trabalhando na integração do emulador de Android Waydroid à Steam. O Waydroid é um emulador de Android de código aberto desenvolvido para sistemas GNU/Linux. De acordo com o site oficial do emulador:
“Waydroid traz todos os aplicativos que você adora diretamente para o seu desktop, funcionando lado a lado com suas aplicações Linux. O Android dentro do contêiner tem acesso direto ao hardware necessário. O ambiente de execução do Android vem com uma imagem de sistema Android personalizada mínima baseada no LineageOS.”
Utilizando namespaces do Linux (user, pid, uts, net, mount, ipc), o Waydroid executa um sistema Android completo em um contêiner, proporcionando acesso a aplicativos Android em qualquer plataforma baseada em GNU/Linux (arm, arm64, x86, x86_64). O sistema Android dentro do contêiner tem acesso direto ao hardware necessário por meio da interface LXC e binder.
O projeto é completamente gratuito e de código aberto, com o repositório atualmente hospedado no GitHub. O Waydroid é integrado ao Linux, adicionando os aplicativos Android à pasta de aplicativos Linux. Ele expande a definição de janela livre do Android, adicionando várias funcionalidades. Para jogos e entretenimento em tela cheia, o emulador pode ser executado exibindo a interface completa do Android. O desempenho é maximizado utilizando Wayland e AOSP mesa, elevando o nível da experiência.
O trabalho em um aplicativo da Steam apresentando o logo do Waydroid (recentemente criado para o emulador) começou em 30 de maio e continuou até cinco dias atrás.
Especula-se que a Valve possa estar mais interessada no emulador para o Steam Deck do que para os usuários de PC. Afinal, existem outras formas de jogar games de Android no Windows, como um aplicativo dedicado feito pelo Google. Além disso, a versão atual do Waydroid só funciona em GPUs Intel e AMD, enquanto GPUs NVIDIA (a maioria dos usuários de desktop da Steam) teriam que rodar em renderização por software sem aceleração de GPU. Claro, isso não é um problema no Steam Deck, já que ele é alimentado por hardware AMD Zen 2/RDNA 2.
Se essa integração se concretizar, os fãs de jogos terão uma nova maneira empolgante de acessar e jogar seus jogos de Android favoritos diretamente pela Steam, especialmente no Steam Deck, ampliando ainda mais o ecossistema de jogos da Valve.