A ZeniMax Online Studios anunciou que Elder Scrolls Online receberá seu primeiro sistema de passe de batalha pago desde o lançamento em 2014. Chamado de Tomos de Tamriel, o recurso estreia oficialmente no dia 2 de abril de 2026 e representa uma mudança estrutural no modelo de recompensas do MMORPG, que conta com milhões de jogadores ativos.
Segundo a desenvolvedora, o objetivo do novo sistema é revitalizar o jogo, considerado por muitos como previsível e repetitivo. O Tomo de Tamriel seguirá o modelo tradicional com versões gratuita e paga, ambas oferecendo recompensas progressivas conforme o jogador completa desafios, participa de eventos e avança nos conteúdos sazonais.
Recompensas, mudanças e vantagens para assinantes ESO Plus
O Tomo do Amanhecer e do Crepúsculo, primeiro da nova linha, trará itens cosméticos, consumíveis e moedas exclusivas. Mesmo na versão gratuita, os jogadores poderão obter recompensas como moedas do jogo e itens úteis. Já a versão paga incluirá colecionáveis exclusivos, estilos visuais para armas e habilidades, kits de melhoria de equipamento e móveis para casas.
O sistema introduz também uma nova moeda: as Barras do Bazar da Costa Dourada, usadas em uma loja especial para itens do passe. Como parte da reformulação, o sistema de Recompensas Diárias de Login e os Esforços (Endeavours) serão removidos, e suas recompensas incorporadas ao Tomo de Tamriel.
Jogadores com assinatura ESO Plus terão benefícios adicionais. Eles ganharão Pontos de Tomo em ritmo acelerado e receberão Fichas de Tomo Premium de forma gratuita, com base na duração da assinatura. Com tempo suficiente de assinatura, será possível desbloquear os Tomos Premium sem custo adicional.

