Elden Ring tem péssima performance no Switch 2 em demo da Gamescom

A chegada de Elden Ring ao Switch 2 foi anunciada como um marco importante para a presença de jogos third-party no novo console da Nintendo, mas, no entanto, os relatos vindos da Gamescom 2025 revelam um cenário preocupante: a performance do jogo está longe do esperado, especialmente no modo portátil.

PUBLICIDADE

Problemas já no início da demo de Elden Ring no Switch 2

Elden Ring tem péssima performance no Switch 2 em demo da Gamescom

O jornalista Ian Higton (Eurogamer) testou apenas a versão portátil e destacou que, embora a iluminação e a resolução estejam impressionantes, o framerate cai drasticamente em momentos-chave. Ele relatou que a performance despencou tanto contra o chefe tutorial Grafted Scion quanto na transição para o mundo aberto de Limgrave.

PUBLICIDADE

“Assim que abri aquelas portas duplas e entrei em Limgrave, com a Erdtree ao fundo, o jogo começou a engasgar”, afirmou Ian.

Relatos semelhantes de outros veículos

As críticas não ficaram restritas ao Eurogamer. Jon Cartwright (GVG) destacou que elementos como a névoa à distância causam quedas severas de desempenho, e embora o jogo tente manter 30fps, cai “bem abaixo disso quando algo um pouco mais exigente aparece”. Ele ainda confirmou que o modo dockado se sai melhor, mas não está livre de problemas.

Felix Sanchez (Nintendo Life) reforçou a decepção ao relatar que, no mundo aberto, o desempenho “simplesmente desaba”:

“Os gráficos até impressionam, mas quando você entra em áreas abertas, o framerate despenca – é muito ruim, e entendo porque não querem que o público veja isso, porque realmente está terrível”, disse Sanchez.

Bandai Namco proíbe capturas e reação dos fãs

A Bandai Namco teria proibido a captura de imagens e vídeos da demo, algo que reforça a percepção de que os problemas são conhecidos pela publisher. Enquanto isso, fãs nas redes sociais expressaram insatisfação, mas não surpresa, lembrando do histórico de otimização deficiente da FromSoftware.

Comparações e o futuro no Switch 2

A situação fica ainda mais negativa quando comparada ao fato de Elden Ring rodar bem em PS4, Xbox One e até no Steam Deck, dispositivos tecnicamente inferiores ao Switch 2. Para piorar, a desenvolvedora não tem bom retrospecto em corrigir problemas: nem mesmo a expansão Shadow of the Erdtree resolveu os stutterings e quedas de desempenho que o jogo apresenta em outras plataformas.

O desempenho decepcionante levanta dúvidas sobre o futuro de The Duskbloods, o exclusivo multiplayer que a FromSoftware desenvolve para o Switch 2. Por ser feito do zero para o console, a expectativa é de que a performance seja melhor, mas os primeiros sinais não são animadores.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.