InícioGamesEiichiro Oda revela que One Piece sofre algumas alterações quando o mangá...

Eiichiro Oda revela que One Piece sofre algumas alterações quando o mangá é publicado fora do Japão

One Piece é um sucesso internacional, e assim como outros produtos feitos no Japão e depois exportados, a versão internacional do mangá também sofreu algumas alterações para ser melhor recebido pelo público do resto do mundo, e hoje falaremos um pouquinho sobre essa mudança.

PUBLICIDADE

Recentemente, a Viz Media entrevistou Eiichiro Oda, e ele comentou que não costuma ligar muito para a localização do mangá, o que às vezes nota-se já que nem toda piada transita bem do japonês para o inglês (ou o português mesmo), mas o artista admitiu que ele fez uma importante mudança para o público internacional.

Segundo ele revelou à publisher do mangá, a mudança feita por ele foi nos balões das páginas do mangá. Na versão japonesa de One Piece, os balões são mais magros e alongados, já que o japonês pode ser lido verticalmente.

PUBLICIDADE

Na versão ocidental do mangá, os balões são mais gordinhos, e às vezes podem acabar tapando um detalhe aqui e outro lá, mas acabam sendo melhores de ser lidos pelos leitores internacionais.

“O texto acabava completamente esmagado, e tivemos que mudar isso”, revelou Oda.

“Eu posso fazer mudanças como essa, mas quando falamos de piadas direcionadas às crianças japonesas, elas podem não ser tão bem traduzidas assim. Eu não sou um expert em cultura ao redor do mundo, é basicamente impossível pra mim criar uma série que o mundo todo goste, e nem é isso que eu quero. Eu deixo esse trabalho para os tradutores da série”, explicou o autor.

“Eu agradeço muito aos tradutores. Em termos de história, eu assumo que se as crianças japonesas vão gostar, todo mundo vai gostar, então eu não me preocupo muito com isso”, completou.

Com mais de 430 milhões de edições vendidas, One Piece está prestes a ultrapassar até mesmo o gigante Batman na lista de vendas mundiais, o que é um grande feito, mas será que ele teria feito o mesmo sucesso se Eiichiro Oda não tivesse feito essa mudança? Provavelmente sim, mas nunca saberemos.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.