Como uma série que conta com lançamentos anuais, EA Sports FC 25 costuma trazer mais evoluções pontuais do que revoluções notáveis entre seus episódios. E o título que acaba de chegar às lojas prova isso de forma bastante evidente, apesar das promessas da EA Sports de que muito iria mudar.
Oferecendo novos modos de jogo, elencos atualizados e um novo sistema tático conhecido como FC IQ, a sequência, na prática, pode ser considerada uma versão mais refinada de seu antecessor. O que não é algo exatamente ruim, mas demonstra que a franquia não vai está em um ponto no qual se sente obrigada a pensar muito fora da caixa para manter seu público fiel.
EA Sports FC 25 é o esporte virtual refinado
A principal novidade da versão lançada em 2024 é o que a EA Sports chama de FC IQ, que traz um novo nível de profundidade ao antigo sistema de táticas. Agora, em vez de simplesmente definir a formação e a posição de cada jogador, você pode influenciar de maneira mais intensa o papel de cada um deles em jogo.
Usando o Barcelona como um exemplo, Robert Lewandowski pode ser ajustado tanto para ser aquele atacante clássico, que fica de banheira na área, quanto um falso 9. Nessa segunda posição, ele pode não fazer tantos gols, mas serve como um pivô que ajuda os laterais a se infiltrarem na área para marcar.
Mexer com o sistema é algo que se revela bastante complexo, já que cada peça ajustada pode deixar outras áreas do campo descobertas. É praticamente impossível criar uma equipe perfeita e 100% balanceada, mas há profundidade o suficiente disponível para que você deixe um time funcionando da maneira única como você prefere jogar.
No entanto, seria exagerado afirmar que aqueles que não dominam esse aspecto de EA Sports FC 25 vão se ver incapazes de ganhar sequer uma partida. Especialmente quando equipes mais fortes são usadas, ainda é possível usar a “força bruta” para quebrar esquemas táticos e fazer com que atletas funcionem em funções que não dominam.
Onde as mudanças mais influenciam é no Modo Carreira de técnico reformulado, que finalmente ganhou a atenção que merecia. Este ano, a EA Sports não somente adicionou uma nova interface ao modo, como finalmente trouxe diversas melhorias de qualidade de vida que diminuem muito o microgerenciamento de uma equipe.
Agora é possível mudar padrões de treino de forma automática, acelerar (ou desacelerar) a velocidade de crescimento de talentos e até mesmo deixar de lado completamente as dinâmicas de treino. O modo também ganhou vários ajustes de interface e um novo sistema de redes sociais, que ajuda a dar mais realismo às decisões que você faz dentro e fora de campo.
No entanto, ainda falta alguns toques que dariam uma dose extra de realismo à série, que se gaba muito disso em seus materiais promocionais. A opção de emprestar um atleta e condicionar sua compra obrigatória à quantidade de partidas em que ele aparece, por exemplo, não existe. Assim, ainda sobra alguns ajustes que versões futuras devem fazer para o nível de simulação realmente chegar a seu ápice.
Novidades e tradição
A novidade mais interessante de EA Sports FC 25 é o novo modo Rush 5×5, que também não é algo exatamente inédito para a série. Ele parece uma versão mais estrutura do antigo VOLTA, que foi substituído por um sistema de partidas mais diretas, mas que ainda preservam algumas regras clássicas, como o impedimento.
O sistema com quatro jogadores em linha é bastante divertido, tanto por ser bastante elástico em seus placares, quanto por exigir uma dose de pensamento tático mais intensa. Com poucos atletas cobrindo sua retaguarda, se torna ainda mais importante determinar sua intensidade de ataque, já que levar gente demais para a frente do campo pode deixar sua defesa aberta.
Da mesma forma, não há como apelar demais para a retranca, já que uma única roubada de boal deixa você aberto para um ataque mortal. Com duração curta e bastante agilidade, o Rush ainda carece de uma estrutura mais parruda de torneios, mas é interessante vê-lo integrado dentro do Modo Carreira (nas categorias de base) e no Ultimate Team.
Por falar no FUT, o modo retorna com a mistura de desafios e vício visto nas edições anteriores, sem muitas mudanças substanciais. No entanto, dá para notar que EA Sports FC 25 tornou sua loja um pouquinho mais ágil, o que é especialmente importante para quem comprou a versão mais completa e tem vários pacotes a abrir logo de cara.
Para completar, o game traz vários novos modelos de personagens, adiciona comemorações, elenco atualizados e os uniformes mais recentes da temporada. Em geral, os desenvolvedores fizeram sua lição de casa, embora a ausência de times importantes como a Inter seja sentida e nem sempre ela tenha acertado em seus visuais — Hansi Flick, técnico do Barcelona, é simplesmente irreconhecível.
EA Sports FC 25 vale a pena?
A essa altura, você que é fã ou hater da série não precisa de um review para saber se vai investir ou não em EA Sports FC 25. Mais refinamento do que revolução, ele é um passo adiante para a franquia, ao mesmo tempo em que não é o suficiente para incentivar uma nova compra, caso você já esteja satisfeito com as edições anteriores.
Dada a falta de competidores à altura, no entanto, o game continua sendo a experiência de futebol mais completa da atualidade. Caso você goste do Ultimate Team ou do Modo Carreira, o investimento pode valer à pena. No entanto, não vai ser esse o título que vai mudar a fama da franquia ou mudar o comportamento daquela parte da comunidade que compra todo ano, mas todo ano fala que o trabalho da EA Sports só continua a piorar.
Jogamos EA Sports FC 25 no PS5 com uma chave fornecida pela Electronic Arts Brasil.
Resumo para os preguiçosos
Assim como seu antecessor direto, EA Sports FC 25 é mais uma evolução sutil na franquia do que algo revolucionário. O novo sistema FC IQ dá uma camada estratégia a mais às partidas, e é sempre bom ver a atenção que os desenvolvedores dão a atletas, escalações e à apresentação geral. No entanto, o título ainda aposta em um gameplay consagrado e um tanto conservador, que não deve mudar a opinião nem dos fãs nem dos haters da série.
Prós
- Novo sistema FC IQ traz uma profundida adicional para táticas
- Modo carreira reformulado
- O movo Rush 5×5 é bastante divertido
Contras
- Alguns modelos de personagens mereciam mais atenções
- Gameplay joga seguro e traz poucas evoluções
- A versão para consoles se arrasta em comparação à versão PC