O clássico Dragon Age Origins marcou uma geração de fãs de RPG, mas parece que os jogadores não devem esperar um retorno oficial em breve. Recentemente, surgiram revelações de que a Electronic Arts rejeitou diferentes propostas para trazer o título de volta em versões atualizadas.
EA não quer remake ou remaster de Dragon Age Origins
Em entrevista ao canal de YouTube MrMattyPlays, Mark Darrah, ex-produtor executivo da BioWare, afirmou que a EA recusou diversas ideias para um remake ou remaster de Dragon Age Origins. Entre as sugestões estava até um relançamento dos três primeiros jogos da franquia, reunidos sob o nome “Trilogia dos Campeões”, destacando o Herói de Ferelden, o Campeão de Kirkwall e o Inquisidor.
Darrah explicou que, ao contrário da série Mass Effect, que recebeu a edição remasterizada Legendary Edition, Dragon Age enfrenta desafios técnicos mais complexos. Isso porque cada jogo da franquia foi desenvolvido em um motor gráfico diferente — o primeiro no Eclipse Engine, o segundo em uma versão atualizada chamada Lycium, e o terceiro no Frostbite. Essa diversidade tecnológica dificultaria qualquer tentativa de remasterização unificada.
Segundo Darrah, a EA tem um histórico de relutância em investir em remasters, algo que o próprio estúdio já admitiu publicamente. Ele considera estranho que uma empresa listada na bolsa rejeite oportunidades de “dinheiro fácil”, mas essa postura é um dos principais motivos para o projeto nunca ter saído do papel.
Um dos conceitos discutidos internamente foi contratar um estúdio especializado para recriar Dragon Age Origins usando a tecnologia Frostbite. No entanto, a proposta, assim como outras, não avançou. Para os fãs, resta apenas imaginar como seria revisitar Ferelden com visuais e mecânicas modernas.