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Dungeon Keeper perde o direito de usar o título de “free to play” no Reino Unido

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A Electronic Arts perdeu uma batalha judicial recentemente no Reino Unido sobre o direito de dizer que Dungeon Keeper para iOS é um jogo grátis. Caso você não lembre, o jogo é completamente abarrotado de microtransações (a coisa é tão descarada que a primeira ação do tutorial já dá uma atochada pedindo uns trocados para acelerar uma construção), forçando o jogador a desembolsar dinheiro constantemente para que progresso seja obtido.

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Para combater essa proliferação de jogos “free to play” que na verdade são “free to pay”, o governo britânico decidiu começar a investigar jogos com o título lançados por lá e Dungeon Keeper foi um dos primeiros a receberem essa avaliação. Após examinarem o jogo, a Advertising Standards Authority decidiu que a EA não pode mais usar a frase “free to play” dentro da descrição do jogo ou em propagandas dele.

Comentando sobre essa decisão, a ASA disse que detectou que o progresso do jogador dentro de Dungeon Keeper é praticamente impossível a menos que ele faça uso dessas compras dentro do App, e que em nenhum momento a Electronic Arts faz menção da necessidade dessas compras em propagandas do jogo, caracterizando propaganda enganosa de um produto.

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A EA, como está no direito dela, apelou dessa decisão, mas no fim das contas, acabou perdendo a apelação e, de fato, não pode mais usar a palavra Free to Play no jogo. Infelizmente esse tipo de decisão se limita ao Reino Unido e eu acredito que vá demorar uma eternidade para esse tipo de classificação chegar ao Brasil (ou até aos EUA, pelo menos eu ficaria surpreso se essas reclassificações acontecessem num futuro próximo), mas é bom ver que há órgãos por aí tentando regular o abuso que certos jogos fazem fingindo-se de grátis.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.