Você já imaginou como seria se o gênero roguelite se misturasse com Tetris? A Sleepy Mill Studio trouxe exatamente essa proposta com Drop Duchy, mas será que essa combinação dá certo?
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Em Drop Duchy, o objetivo principal é sobreviver até o fim do Ato 3. Para isso, precisamos percorrer um longo caminho, enfrentando inimigos em Áreas Hostis, coletando recursos em Áreas Pacíficas e na Feira, e atualizando nossas cartas para avançar no mapa. A estrutura lembra bastante Slay the Spire, com rotas ramificadas que exigem escolhas estratégicas a cada nova partida.

Como funciona a gameplay?
O jogo apresenta diversas peças no estilo Tetris, que diferem tanto no formato quanto no tipo de terreno: Planícies, Florestas, Pedreiras, Rios e Construções. As construções, por sua vez, se dividem entre peças de Produção e Militares.
Ao contrário do que estamos acostumados em Tetris, aqui as peças não somem quando formam uma linha. Em Drop Duchy, as linhas completas são a forma de coletar recursos como madeira e alimento (vindos, por exemplo, de florestas e planícies). Esses recursos são usados para aprimorar peças, fazer trocas na Feira, adquirir dinheiro e reparar sua Defesa — que funciona como sua vida.
E o combate?
Os combates acontecem sempre que visitamos uma Área Hostil ou enfrentamos um chefe. Nesses momentos, além de pensar na produção, precisamos lidar com as construções militares dos inimigos. Cada peça — seja de produção ou militar — possui efeitos específicos, como transformar floresta em planície ou gerar tropas extras ao lado de certos terrenos.
As peças são embaralhadas no início da fase, e você só pode escolher quais levar. Durante a montagem, é possível reservar uma peça para uso futuro. Essa mecânica pode ser usada estrategicamente, como guardar uma peça militar inimiga para facilitar o combate.
Quando todas as peças forem posicionadas, começa a fase de combate. O jogo usa um sistema baseado em três tipos de tropas: Flechas, Espadas e Escudos, que funcionam em um esquema de vantagem no estilo “pedra, papel e tesoura”.
Você pode, por exemplo, enviar 30 unidades de Flechas para atacar 20 de Espadas inimigas. Se sobrar unidades, elas podem seguir para outro ataque ou se juntar a tropas aliadas. A fusão de tropas tem suas regras: se forem do mesmo tipo, os números se somam; se forem diferentes, a tropa com mais unidades predomina. Em empates, a tropa que se moveu tem prioridade.
No fim da batalha, tropas sobreviventes viram ouro. Se os inimigos sobreviverem, sua Defesa será reduzida proporcionalmente ao número de tropas restantes.
Em alguns momentos do jogo, é possível evitar Áreas Hostis optando por caminhos Pacíficos — focando apenas na coleta de recursos. Mas essa decisão tem custo: o chefe do Ato receberá reforços adicionais.

Os chefes introduzem novas mecânicas ao jogo. Um exemplo é A Muralha, chefe do Ato 1. O campo de batalha começa limitado e se expande conforme adicionamos peças. Se alguma peça ultrapassar a linha da muralha, o turno termina e ela avança, trazendo mais tropas. Esses inimigos especiais não têm fraquezas nem resistências, tornando os combates mais difíceis e exigindo muito planejamento.

A progressão em Drop Duchy ocorre ao completar desafios, que rendem Coroas. Essas coroas são usadas numa grande árvore de talentos para desbloquear novas peças, facções (três no total, cada uma com estilo próprio) e mecânicas, como os Mercenários.
O número de peças é enorme, o que oferece várias possibilidades de estratégia, mas também pode assustar jogadores casuais. A cada novo desbloqueio, o jogo se torna mais complexo — o que pode ser positivo para uns e negativo para outros.
Além disso, completar desafios também melhora sua facção inicial, com benefícios como mais Defesa e cartas de nível inicial maior. Além disso, concluir uma campanha libera novos níveis de dificuldade.
Vale destacar que as partidas costumam ser longas, principalmente se você alcançar o Ato 3. Como o jogo exige memorizar os efeitos das peças e um planejamento constante, ele não é exatamente rápido ou dinâmico — algo que pode agradar ou frustrar, dependendo do seu perfil de jogador.
Drop Duchy está totalmente legendado em português e conta com um glossário completo com todas as peças e tutoriais já vistos, caso você precise revisar alguma mecânica ou regra durante a partida.
Mas e aí, Drop Duchy vale a pena?
Drop Duchy é uma surpresa criativa que mistura elementos de Tetris, roguelite e estratégia de forma única. A curva de aprendizado pode ser íngreme, especialmente conforme as partidas avançam e mais mecânicas são adicionadas, mas quem persistir encontrará um jogo com profundidade, variedade e muitas possibilidades de experimentação. Não é uma experiência rápida ou casual, mas sim um desafio metódico que recompensa quem pensa a longo prazo. Se você gosta de montar estratégias e explorar combinações inusitadas, esse jogo pode te prender por horas.
Review elaborado com uma chave de PC cedida pela Publisher.
Resumo para os preguiçosos
Drop Duchy combina elementos de roguelite com mecânicas inspiradas em Tetris, em um jogo de estratégia onde o objetivo é chegar ao fim do Ato 3. Ao longo da jornada, o jogador percorre rotas compostas por Áreas Hostis e Pacíficas, posiciona peças em um tabuleiro para coletar recursos ou gerar tropas, e enfrenta combates táticos baseados em vantagem entre tipos de unidades.
Com uma árvore de progressão robusta, dezenas de peças com efeitos variados, chefes com mecânicas próprias e caminhos ramificados que influenciam a dificuldade, Drop Duchy entrega uma experiência estratégica focada em planejamento e experimentação.
Prós
- Inúmeras possibilidades de build
- Árvore de progressão extensa, com muitos desbloqueios que mantêm o jogo sempre renovado
Contras
- Partidas completas podem ser muito longas
- Curva de aprendizado elevada