A polêmica das microtransações presentes em Star Wars Battlefront II parece não ter fim. Além de toda a reprovação dos fãs sobre o modelo, a própria Disney e a Lucasfilm também disseram que não aprovam o modelo utilizado pela EA no jogo.
Apesar de terem dito isto, ambas as companhias sabiam do modelo em questão. Segundo o gestor de marca da Lucasfilm, Douglas Reily, a companhia sempre esteve presente durante o desenvolvimento dos jogos, com reuniões semanais para garantir que os jogos não saiam do eixo e continuem parecidos com o resto do universo Star Wars.
Além disso, a equipe da Lucasfilm também testava várias builds do jogo, e se encontrava com a equipe de Marketing da EA para discutir certos aspectos do jogo, incluindo as microtransações.
Segundo Reily, fazer jogos que tenham um serviço contínuo é um desafio, pois ele precisa ser constantemente ajustado e nem sempre a recepção é boa e aceita de primeira, quando colocada no alcance de milhões de jogadores.
Apesar de ter retirado o sistema de microtransações do ar por tempo limitado, ele continuará no jogo, o que segue incomodando muitos fãs da franquia.