Diretores de Final Fantasy 7 Remake e Clair Obscur defendem evolução de RPGs em todas as formas

Em um momento em que o gênero RPG japonês vive uma fase de alta diversidade, os diretores de Final Fantasy 7 Rebirth e Clair Obscur Expedition 33 reforçaram uma ideia em comum: os jogos devem evoluir em múltiplas direções, sem rivalidade entre estilos. A declaração veio de Naoki Hamaguchi, diretor da trilogia de Final Fantasy 7 Remake, em entrevista ao site GamerBraves, ao comentar uma conversa que teve com Guillaume Broche, diretor de Clair Obscur.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Segundo Hamaguchi, os dois concordam que não deve existir uma dicotomia entre RPGs de ação e RPGs por turno. “Jogos foram feitos para serem diversos”, afirmou. “Não é Clair Obscur ou Final Fantasy. É Clair Obscur e Final Fantasy.”

RPGs de ação e por turno devem evoluir lado a lado

YouTube video

PUBLICIDADE

A discussão gira em torno de dois jogos que representam visões diferentes do gênero. Enquanto Final Fantasy 7 Rebirth, da Square Enix, é um projeto AAA que reformula o combate da série com foco em ação, Clair Obscur: Expedition 33, da estreante Sandfall Interactive, aposta em um sistema por turnos estilizado, com forte narrativa e estética artística única. Mesmo com estruturas distintas, ambos foram bem recebidos por crítica e público, e levantaram debates sobre o futuro dos RPGs japoneses.

Hamaguchi destacou que a mensagem que os dois diretores querem transmitir é clara: a evolução do gênero não depende de escolher um lado, mas de permitir que estilos diferentes coexistam e avancem. “Essa sensação precisa chegar aos fãs”, disse. “Não é uma questão de escolher A ou B, mas de ter os dois.”

Broche, segundo Hamaguchi, compartilha dessa visão e acredita que o melhor jeito de demonstrá-la é através da prática: continuar criando jogos que representem essa diversidade em mecânica, escopo e narrativa. A indústria, hoje, oferece espaço para nomes consagrados como Dragon Quest, Tales of, Yakuza e novas IPs que mostram o quanto o gênero pode ser versátil sem perder sua identidade.

Enquanto a Parte 3 de Final Fantasy 7 Remake já está confirmada, os próximos passos da Sandfall ainda não foram revelados. Mas, após o sucesso de Expedition 33, a expectativa está alta para ver como o estúdio seguirá promovendo essa filosofia.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.