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Diretor de Star Trek, J. J. Abrams, ficou “emocionalmente machucado” com o jogo do filme

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O renomado diretor J. J. Abrams revelou que ficou “emocionalmente machucado” por causa da qualidade apresentada pelo jogo Star Trek: The Video Game, e que acredita que a sequência do filme, Star Trek: Além da Escuridão, foi afetada pelo mau desempenho do jogo.

Abrams esteve envolvido com o desenvolvimento do jogo desde o início, porém ao discordar do caminho que queriam levar o titulo, ele se desligou do projeto, pois acreditava que o enredo do jogo poderia contribuir mito mais para a história dos filmes. Após deixar o jogo e terem continuado “sem ele”, o diretor afirmou que o lançamento do jogo, ao invés de contribuir com os filmes, apenas tentou se aproveitar do sucesso do filme, mas acabou prejudicando o segundo lançamento.

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Abrams aproveitou também para refletir sobre os constantes fracassos envolvendo adaptações de filmes para jogos e vice-e-versa. “O jogo acaba passando a imagem para os jogadores de que ele deve ter sido pensando somente no marketing, em uma sala cheia de pessoas que só querem fazer mais dinheiro com o título. Essa não é a maneira de se fazer um jogo ou um filme.” Ele continuou, falando que está trabalhando em conjunto com a Valve no momento (adaptações de Portal e Half-Life para as telonas), e que, “o sonho é pensar que, apesar do que já existe, dos jogos já feitos, das histórias já criadas, o que o torna grande? E começar do zero, trabalhar cada aspecto desde o início. Tudo o que existe baseado em alguma outra coisa precisa existir por conta própria. Na maioria das vezes o que vemos são títulos somente como apoiadores, o que os torna ‘uma merda'”.

Não há como negar que J. J. Abrams está certo, que as adaptações precisam de vida própria para poder dar certo. É só ver que o filme de Resident Evil (um dos poucos a obter sucesso) trilha seu próprio caminho, não é somente uma reprodução dos jogos. São veículos diferentes. O que dá certo na interação de um jogo com o usuário através do joystick não tem como funcionar em uma tela de cinema que somente conta uma história.

O que vocês acham? Eu senti um pouco de ressentimento mesmo de J. J. Abrams com relação ao jogo. Acho que as pessoas já sabem separar jogos de filmes, afinal, estamos mais do que acostumados de ver nossos games favoritos serem estragados nas telonas (e do inverso também).

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