Diretor de Redfall afirma que jogo poderia ter sido salvo se a versão 1.4 fosse a de lançamento

A declaração mais recente de Harvey Smith, diretor de Redfall, reforça a ideia de que o jogo poderia ter tido um destino diferente caso a versão 1.4 tivesse sido a versão de lançamento. O comentário foi feito durante sua participação no podcast My Perfect Console, onde Smith também lamentou o fechamento da Arkane Austin, estúdio que comandava e que foi encerrado pela Microsoft meses após o lançamento conturbado do jogo.

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Segundo Smith, a atualização 1.4 foi uma grande melhoria e a mais próxima possível da visão original do projeto. Ele acredita que, se Redfall tivesse sido lançado com esse nível de qualidade, o estúdio teria tido uma chance maior de se manter ativo e evoluir o jogo com o tempo. A atualização trouxe ajustes profundos e melhorias que só chegaram tarde demais, quando o jogo já havia sido marcado negativamente pelo público e pela crítica.

Redfall e o fim da Arkane Austin

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Lançado em 2023 como um título cooperativo em mundo aberto, Redfall foi amplamente criticado por problemas técnicos, IA fraca e falta de conteúdo. Diferente da tradição da Arkane de jogos single-player focados em narrativa, como Dishonored e Prey, Redfall foi um desvio de proposta imposto pelo novo escopo da Microsoft, algo que afetou diretamente o resultado final.

O fechamento da Arkane Austin foi especialmente sentido por se tratar de uma equipe com histórico criativo sólido. Smith revelou ainda que o estúdio chegou a trabalhar em um jogo de Blade Runner, um projeto que, segundo ele, tinha grande potencial e que foi cancelado antes de ser revelado oficialmente.

O caso de Redfall é frequentemente comparado ao de Concord, outro título criticado por seu foco genérico em multiplayer e falta de identidade própria. Ambos os jogos simbolizam uma tendência recente de grandes estúdios sendo forçados a adaptar seu talento a moldes de mercado nem sempre compatíveis com sua expertise.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.