Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth diz que adoraria fazer um jogo no estilo de Clair Obscur: Expedition 33

Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy 7 Rebirth, elogiou o aclamado Clair Obscur: Expedition 33 e afirmou que adoraria desenvolver um jogo com o mesmo tipo de escopo e direção criativa. Em entrevista ao GamesRadar, o desenvolvedor japonês comentou que o título da Sandfall Interactive é seu favorito para Jogo do Ano, destacando o equilíbrio entre ambição artística e foco de design.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Segundo Hamaguchi, Expedition 33 representa o melhor exemplo de um projeto “double-A”, onde a equipe escolhe um aspecto específico e o leva ao mais alto nível de qualidade possível, sem a pressão de um orçamento gigantesco como nos projetos triple-A da Square Enix.

Hamaguchi elogia o foco dos jogos double-A

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Durante a conversa, o diretor explicou que jogos de grande escala exigem excelência em todos os aspectos, o que torna o processo mais complexo e demorado. “Em um jogo triple-A, tudo precisa ter um padrão muito alto, em qualquer direção que você olhe”, disse.

PUBLICIDADE

Por outro lado, ele destacou que produções de médio porte têm a liberdade de “escolher um único elemento e elevá-lo ao máximo”, entregando experiências mais concentradas e criativamente ousadas. “Eu adoraria tentar fazer um jogo assim, que realmente se concentra em uma área e torna esse aspecto o mais divertido possível”, afirmou.

Diretor de Final Fantasy 7 Rebirth diz que adoraria fazer um jogo no estilo de Clair Obscur: Expedition 33

Apesar do entusiasmo, Hamaguchi reconheceu que criar um projeto menor dentro da Square Enix é pouco realista no momento. O diretor explicou que sua posição na empresa e as expectativas em torno da série Final Fantasy tornam difícil se dedicar a um jogo mais experimental.

“Para que isso acontecesse, eu teria que ignorar completamente a realidade — o cargo que ocupo, o que a empresa espera de mim e os requisitos do meu trabalho”, comentou.

Clair Obscur: Expedition 33 impressiona grandes nomes da indústria

Lançado em 2025, Clair Obscur: Expedition 33 se destacou por sua direção artística única e combate por turnos estilizado, sendo amplamente elogiado por equilibrar escopo reduzido com qualidade técnica e narrativa de alto nível. O jogo foi desenvolvido por uma equipe independente e rapidamente chamou a atenção de veteranos da indústria, incluindo Hamaguchi.

Com os elogios vindos de um nome tão respeitado dentro da Square Enix, fica claro que Expedition 33 marcou profundamente o cenário atual dos RPGs, servindo de inspiração até mesmo para quem lidera uma das franquias mais icônicas do gênero.

Enquanto isso, Hamaguchi segue trabalhando em Final Fantasy 7 Remake Parte 3, que promete concluir a trilogia e entregar uma das experiências mais ambiciosas já produzidas pela Square Enix.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.