Durante uma noite histórica no The Game Awards 2025, Clair Obscur: Expedition 33 conquistou nove prêmios, incluindo o de Jogo do Ano. No palco, o diretor Guillaume Broche emocionou o público ao dedicar a vitória ao criador da franquia Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi, uma das maiores influências por trás da produção do RPG da Sandfall Interactive.
Em seu discurso, Broche agradeceu não apenas aos tutoriais online que ajudaram sua equipe a aprender a desenvolver jogos, mas também direcionou uma homenagem pessoal: “Quero agradecer ao senhor Hironobu Sakaguchi, que me fez me apaixonar por videogames e me inspirou a seguir essa carreira”.
Homenagem a Sakaguchi reforça herança dos JRPGs em Clair Obscur
Sakaguchi é o criador dos cinco primeiros Final Fantasy e também produziu títulos cultuados como Blue Dragon, Lost Odyssey e Fantasian. A referência ao veterano não é gratuita: Clair Obscur: Expedition 33 é um RPG fortemente inspirado em jogos do gênero japonês, com narrativa densa, personagens marcantes e combates estratégicos. O próprio Broche já havia citado Lost Odyssey, lançado no Xbox 360, como o último jogo que o fez chorar e uma das maiores influências na criação do novo título.
No X (antigo Twitter), Sakaguchi respondeu com uma breve mensagem parabenizando a equipe: “Aplaudo a criação excepcional de seu jogo”.
I applaud your outstanding game creation! https://t.co/SDUoPFe3o5
— 坂口博信 (@auuo) December 12, 2025
Broche ainda brincou no encerramento do discurso: “Não sei o que está acontecendo, que linha do tempo é essa? Mas quero agradecer à equipe incrível da Sandfall. Ninguém está assistindo de casa, trouxemos todos para comemorar aqui conosco. Amo vocês.”

