A presidente Dilma Roussef sancionou na segunda-feira a medida provisória 668. que tem como objetivo aumentar o imposto sobre produtos importados. Mais especificamente, as alíquotas do PIS/Cofins serão aumentadas.
Esse aumento faz parte do ajuste fiscal promovido pelo governo para colocar as contas em dia, mas obviamente quem acaba pagando o pato por isso é o povo.
O aumento será de meio ponto percentual no PIS/PASEP (passando assim de 1,6% para 2,1%) e de 2,05% na Cofins (passando assim de 7,6% para 9,65%), resultando assim num aumento total de 9,25% para 11,75%.
O resultado disso é que eletrônicos e outros produtos que são importados e que não fazem parte da Lei do Bem (que zera a alíquota do PIS/Cofins) ficarão mais caros nos próximos vezes. Smartphones que custem até R$ 1500,00, que tenham uma parte do seu processo de fabricação no país e que tenham um pacote mínimo de apps desenvolvidos se enquadram na Lei do Bem e ficam imunes a esse aumento.
Com esse aumento, o Governo Federal tem o objetivo de arrecada mais um bilhão de reais por ano.
O resultado prático disso que nos interessa aqui? Smartphones, videogames, jogos e afins vão ficar mais caros ainda. Valeu, Dilmão.
Comments are closed.