InícioGamesDevs de Black Myth: Wukong são machistas? Entenda a polêmica

Devs de Black Myth: Wukong são machistas? Entenda a polêmica

PUBLICIDADE

Black Myth: Wukong, um dos jogos mais aguardados do ano, também se tornou um dos mais controversos devido a sérias acusações de misoginia contra a Game Science, o estúdio desenvolvedor. Baseado no popular romance chinês, Jornada ao Oeste, o jogo atraiu grande atenção, mas também está enfrentando alegações perturbadoras sobre o ambiente de trabalho tóxico e discriminatório do estúdio.

PUBLICIDADE

A polêmica por trás de Black Myth: Wukong

Devs de Black Myth: Wukong são machistas? Entenda a polêmica

Em novembro de 2023, a IGN publicou uma investigação que revelou um ambiente de trabalho marcado por misoginia e gordofobia na Game Science. Relatos anônimos de funcionários mencionaram comentários sexistas e depreciativos, como um “benefício de amigos com vantagens” em anúncios de recrutamento e cartazes com mensagens ofensivas como “Gordos devem se f***”. Além disso, desenvolvedores do estúdio afirmaram que mulheres não deveriam jogar seus jogos, alegando “diferenças biológicas” entre homens e mulheres em termos de habilidade.

PUBLICIDADE

Jen, uma designer de jogos chinesa, comentou sobre a situação, dizendo que os desenvolvedores nunca enfrentaram consequências por seus comentários misóginos e que, para eles, ouvir as mulheres é considerado uma tática de marketing para agradar à “política ocidental”. Ela destacou o quão desesperador é o ambiente para as mulheres na indústria de jogos, já que suas opiniões são frequentemente desvalorizadas e desrespeitadas.

Embora a Game Science tenha removido algumas das observações sexistas de seu site e anúncios de recrutamento após a reação negativa, a empresa não fez um pedido oficial de desculpas e não removeu todas as mensagens ofensivas. Esse esforço insuficiente para resolver a situação tem sido criticado, mostrando uma falta de responsabilidade e respeito pela comunidade.

A IGN e seus repórteres enfrentaram ataques online desde a publicação da investigação, mas eles não foram os únicos a destacar que de fato o ambiente de trabalho dentro da desenvolvedora é tenebroso, a SupChina confirmou que o CEO é um dos mais problemáticos dentro da empresa.

Devs de Black Myth: Wukong são machistas? Entenda a polêmica

Black Myth: Wukong será lançado no dia 20 de agosto de 2024 para diversas plataformas, e até agora o jogo em si parece promissor, precisamos esperar mais para ver a real qualidade do produto final. Mas isso não apaga um histórico tenebroso e polêmico que a desenvolvedora tem, com certas acusações vindo desde 2013, a mais de uma década atrás.

A escolha de se importar ou não com isso vai de cada jogador e da sua ética pessoal. Mas é crucial pelo menos saber o que está por trás do jogo que você quer, e principalmente, saber a moral interna da desenvolvedora que terá seu dinheiro na hora da compra.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.