Segundo Derek Yu, autor do hit Spelunky para Xbox 360 (e uma versão mais simples para PC) comentou, em entrevista com o GamesIndustry International, que desenvolver um jogo que faça sucesso para celulares é como uma loteria, e que isso acaba não propiciando a todos as recompensas em potencial que desenvolver para PCs e consoles propicia.
“É meio intimidador. É um negócio bem difícil em termos do que faz sucesso e do que não faz”. Yu, que logo logo vai ter Spelunky lançado também no PlayStation 3 e no Vita, disse que, apesar disso, as empresas grandes também deveriam dar mais suporte aos indies.
“Só de tornar o processo burocrático para os indies o mais simples possível já seria ótimo”, diz ele. É interessante notar que o jogo até então era um exclusivo do Xbox 360, mas com essa nova estratégia da Sony para o PlayStation 4 e para o Vita (que é um acerto na minha opinião), vamos ver o que a Microsoft pretende fazer para contra-atacar.
O legal disso tudo é que são mais e mais jogos sendo lançados e muitas vezes vemos ideias simples (como morrer 125 vezes num mapa com personagens fofinhos) que provavelmente não seriam desenvolvidas por grandes publishers emplacando.