InícioGamesDesenvolvedores têm reclamado do aumento de devoluções de jogos após revisão de...

Desenvolvedores têm reclamado do aumento de devoluções de jogos após revisão de política do Steam

Você já devolveu algum jogo no Steam? Pois tem vários desenvolvedores reclamando que essa atividade tem prejudicado os negócios deles no Steam, após a instauração das devoluções na loja (algo que meio que é um direito básico do consumidor há pelo menos algumas décadas).

Caso você não saiba, o Steam relaxou bastante a política de devoluções de jogos. Agora, só é necessário você fazer o pedido e não ter jogado mais de duas horas do jogo e ter ele por menos de duas semanas que você está apto a receber um estorno do valor pago ou na sua carteira do Steam ou no cartão de crédito. Eu, por exemplo, já pedi a devolução de um jogo por não ter gostado dele e tudo correu bem.

Após esse relaxamento na política, alguns desenvolvedores têm reclamado que as vendas caíram bastante. O desenvolvedor de Revenge of Titans, por exemplo, disse que após as novas políticas, 55% das compras foram estornadas, contra apenas 5 devoluções em 10 anos de atuação deles no mercado.

1288641729545213510

 

Outro desenvolvedor, a Qwiboo, anunciou que nos últimos 3 dias, 13 das 18 compras foram devolvidas, resultado em 72% de rejeição do produto.

 

Esses dois desenvolvedores não estão sozinhos, e outros têm anunciado um alto índice de devoluções, mas na maioria dos casos são apenas meia dúzia de unidades devolvidas, e não centenas, o prejuízo não seja a ser tão grande assim individualmente. A pergunta é: será que há muitos jogadores que estão comprando o jogo, jogando 15 minutos e depois devolvendo?

Muita gente compra jogos no Steam por impulso, como agora é possível devolve-los sem maiores esforços, pelo jeito vai ter bastante gente devolvendo jogos por impulso também. Enfim, com a quantidade de jogos ruins que têm sido lançados no Steam recentemente, eu realmente prefiro que os consumidores tenham essa ferramenta do seu lado do que não poderem fazer nada ao descobrir que compraram mais um clone mal feito de Minecraft que não funciona.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.