O estúdio id Software, responsável por jogos como DOOM, é o mais novo integrante do movimento sindical dentro da indústria de games. Com sede no Texas e parte da Microsoft, o estúdio teve 165 desenvolvedores que votaram a favor da criação de um sindicato com o apoio da CWA, organização sindical que já participou da formalização de outras iniciativas similares em empresas adquiridas pela Microsoft.
A decisão foi possível graças ao acordo de neutralidade trabalhista firmado pela Microsoft com a CWA durante o processo de compra da Activision Blizzard. Entre as pautas dos trabalhadores da id Software estão a defesa do trabalho remoto, a regulamentação do uso de inteligência artificial e a participação mais ativa nas decisões internas da empresa. Para os organizadores do movimento, trata-se de uma maneira de garantir qualidade no trabalho e segurança profissional em um setor instável.
Movimento sindical ganha força nos estúdios da Microsoft

Esse é mais um passo importante para a organização de trabalhadores nos estúdios da Microsoft. Antes da id Software, cerca de 450 desenvolvedores da série Diablo, na Blizzard, também votaram pela formação de um sindicato. Já os membros da ZeniMax Workers United, grupo de testadores da ZeniMax, levaram dois anos e uma greve para conseguir formalizar o contrato com a Microsoft.
A principal reivindicação dos trabalhadores da id Software é ter voz em temas como o modelo de trabalho remoto e os impactos da implementação de IA no processo criativo. Segundo o programador Chris Hays, trabalhar de casa deixou de ser um benefício e passou a ser uma necessidade para garantir saúde, acessibilidade e qualidade de vida. A desenvolvedora Caroline Pierrot também destacou o papel da organização para trazer estabilidade ao setor e proteger os profissionais da área.
Agora que a votação foi concluída, o próximo passo é negociar e ratificar um contrato coletivo. Considerando o histórico da ZeniMax, esse processo pode ser demorado. Mesmo assim, o sindicato da id Software representa mais um avanço na mobilização por melhores condições de trabalho na indústria de jogos eletrônicos.
