PUBLICIDADE
InícioGamesDesenvolvedora alega ter perdido 450 mil dólares em keys para o G2A

Desenvolvedora alega ter perdido 450 mil dólares em keys para o G2A

A Tinybuild, empresa responsável pelos jogos Punch Club, SpeedRunners e Party Hard, anunciou hoje uma notícia bastante triste. Segundo eles, o site de venda de chaves G2A.com teria vendido o equivalente a 450 mil dólares em chaves dos jogos para o Steam sem repassar um centavo desse montante para eles.

PUBLICIDADE

Em resposta a essas acusações, o site de vendas de chaves disse que os responsáveis por essas chaves emitidas seriam os parceiros da Tinybuild, como o Humble Store, BundleStars e afins, que estariam vendendo as chaves no G2A e ficando com todo o lucro, ao invés de estarem fazendo essa venda dentro das suas próprias plataformas, onde a Tinybuild saberia da venda e receberia o seu percentual.

Caso vocês não saibam, para um site vender chaves de jogos no Steam, a desenvolvedora do jogo precisa emitir essas chaves antes e repassar para o revendedor, que então repassa para os jogadores e eles fazem a ativação. Nesse caso, essas chaves seriam comercializadas num local onde a Tinybuild não teria como monitorar as vendas e receber a parte dela.

PUBLICIDADE

ss+(2016-06-20+at+06.00.07)

Ainda segundo a Tinybuild, o G2A teria se prontificado a ajuda-los, mas com uma condição, que eles começassem a vender os jogos da companhia dentro do G2A, ou seja, a ajuda não seria gratuita.

Essa novela provavelmente ganhará alguns capítulos a mais em breve, então fiquem atentos para novidades. Vale lembrar ainda que o G2A teve o seu patrocínio banido de alguns jogos, como League of Legends, por causa de escândalos com revendas de chaves e coisas do tipo.

Edit:

Ainda segundo a própria Tinybuild, o que estaria acontecendo em massa no G2A e afetando vários sites de vendas de bundles é o seguinte:

  • Um vendedor qualquer do G2A compra um bando de dados de cartões de crédito clonados no mercado negro
  • Esse vendedor usa esses cartões para comprar centenas de bundles em sites do tipo
  • Esses bundles geram keys que são revendidas em sites como o G2A (Kinguin etc) pela metade do preço dos jogos no Steam
  • Os donos dos cartões clonados cancelam as compras ao perceberem que isso aconteceu e os sites de bundle perdem o dinheiro da venda, mas não conseguem reaver as chaves
PUBLICIDADE

Após isso acontecer, o desenvolvedor checou no G2A a quantidade de keys vendidas (que totalizaram em cerca de 200 mil dólares) e multiplicou elas pelo preço delas no Steam, chegando ao número de 450 mil dólares em vendas das quais ele não recebeu nenhum centavo.

Abaixo, a tabela compartilhada pela Tinybuild com as cópias vendidas no G2A na esquerda e quanto dinheiro elas dariam se fossem vendidas no Steam na direita:

57d572a7-e058-4d40-ae25-fc3c89729b40

PUBLICIDADE

E isso aconteceu apenas com um desenvolvedor. Imaginem quantos outros talvez tenham sido afetados por esse problema.

Curiosamente, o site da Tinybuild está fora do ar desde que a postagem com essas informações foi publicada. O site está sofrendo um ataque de DDOS.

PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.