Em entrevista ao site Edge, Kate Nelson, produtora da série Saints Row, criticou a política adotada pela THQ para divulgar os jogos da série. A falecida empresa abusava de atrizes pornôs e sensuais para divulgar seus jogos, o que deixava a equipe de desenvolvimento do jogo bastante desconfortável. Eles chegaram até a colocar algumas meninas como produtoras do jogo, sem terem o “know-how técnico” para isso.
Algumas atrizes chegaram a personificar personagens no jogo. O resultado disso tudo? Foco no que não era o “coração” da franquia, segundo palavras da própria produtora do jogo: “Acredito que a campanha de marketing deve transmitir fielmente qual é a essência de um jogo, e a utilização de atrizes pornôs levava as pessoas a encararem o jogo de um ângulo diferente, o que não se encaixava no que Saints Row era realmente, que é uma paródia, queremos oferecer diversão.”
Kate também afirmou que o game é bastante inclusivo para as mulheres: “Você pode ser uma personagem mulher muito importante, não precisa ser um homem. Você pode ser uma mulher gorda ou uma magra, pode ser até azul.” E adicionou que “você pode ser quem você quiser ser no jogo e temos personagens muito fortes presentes no enredo. Acredito que nosso jogo representa as mulheres de uma maneira positiva, mas a mídia vai focar no que? Olhem, strippers e um bastão-dildo. É uma pena que algumas coisas não sejam enaltecidas.”
Saints Row 4 agora é desenvolvido pela Deep Silver, mas podemos questionar se a objetificação da mulher foi deixada de lado no game, ou na campanha de marketing, pois ainda encontramos imagens de mulheres sensuais por toda parte. Mas é bom saber que alguém lá dentro se preocupa com isso, e que ela não está sozinha. Bons jogos não precisam de apelos machistas para fazer sucesso!
Comments are closed.