O trailer de Perfect Dark exibido em 2024 voltou aos holofotes após acusações de que seria “basicamente falso” e não refletiria o verdadeiro estado do jogo. A crítica gerou uma grande polêmica entre fãs e especialistas, mas um dos desenvolvedores envolvidos no projeto decidiu se manifestar para esclarecer a situação e defender o trabalho da equipe.
Nas últimas semanas, declarações de bastidores afirmaram que o trailer de gameplay de Perfect Dark não seria indicativo do progresso real do jogo, dando a entender que a demonstração não passava de uma encenação para impressionar o público. Esse tipo de acusação repercutiu rapidamente nas redes sociais, levantando dúvidas sobre a autenticidade do que foi mostrado.
No entanto, Adam McDonald, ex-designer de níveis de Perfect Dark, utilizou suas redes para explicar que o vídeo apresentado era, de fato, jogável e rodava dentro do motor gráfico do jogo. Segundo ele, embora algumas partes fossem “montadas” para parecerem mais polidas, a equipe tomou cuidado para não enganar os jogadores sobre o que poderiam esperar do produto final.
Desenvolvedor detalha o que era real no trailer
A informação vem do r/GamingLeaksAndRumours e também foi reforçada pelo purexbox, que diz o seguinte:
Em sua publicação, McDonald afirmou que a demo exibida era jogável e construída com sistemas reais, mesmo que a execução dependesse de o jogador seguir exatamente os passos mostrados no vídeo. “O parkour era totalmente real, a parte de hacking e enganação também era em sua maioria real”, explicou.
Ele também reconheceu que o combate mostrado só funcionava bem se executado exatamente como no trailer, mas reforçou que as ações foram realizadas por um jogador de verdade e não criadas como uma simples animação para impressionar.
Segundo McDonald, a equipe estava tomando decisões rápidas de design para garantir que o trailer refletisse a direção que o jogo realmente tomaria, sem dar uma falsa impressão aos fãs. “O demo era dentro do motor do jogo e jogável — não era uma mentira deliberada”, afirmou.
O destino de Perfect Dark após o trailer
Infelizmente, mesmo com todo o esforço para mostrar progresso, Perfect Dark acabou sendo cancelado após o fechamento do estúdio The Initiative, como parte das recentes demissões na divisão Xbox. McDonald se disse surpreso com o cancelamento, já que, segundo ele, o projeto parecia estar finalmente avançando bem nos últimos meses após um longo período de dificuldades internas.
Em suas palavras, a equipe “havia virado a esquina” e as coisas estavam indo “melhor do que nunca” pouco antes da decisão pelo encerramento do estúdio.