Desenvolvedor afirma que Microsoft “faz de tudo para substituir empregos por IA” após demissões em massa

O clima entre os desenvolvedores da divisão Xbox está cada vez mais tenso após a última rodada de demissões promovida pela Microsoft. Centenas de funcionários foram desligados em diversos estúdios, e relatos de bastidores indicam que a empresa estaria tentando substituir ao máximo empregos humanos por agentes de IA, segundo um desenvolvedor que falou anonimamente ao Engadget.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Essa nova denúncia surge em meio ao cancelamento de projetos importantes, à saída de veteranos da indústria e à insegurança sobre a qualidade dos jogos que ainda estão em desenvolvimento.

Cancelamentos, saídas e clima de incerteza

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

A onda de cortes atingiu em cheio estúdios renomados:

PUBLICIDADE
  • O reboot de Perfect Dark, do The Initiative, foi cancelado.

  • O MMORPG Project Blackbird, da ZeniMax Online, também foi abandonado após a saída de seu fundador.

  • A Rare cancelou sua nova propriedade intelectual, Everwild, enquanto o veterano Gregg Mayles deixou o estúdio.

  • A Turn 10, responsável por Forza, perdeu a maioria de sua equipe.

  • Até mesmo o Halo Studios dispensou cinco funcionários.

De acordo com a fonte ouvida pelo Engadget, não há muita confiança no futuro da franquia Halo. O desenvolvedor criticou a abordagem de Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, que teria iniciado um memorando interno se vangloriando de que o Xbox teve seu ano mais lucrativo enquanto centenas perdiam seus empregos.

“Fiquei muito irritado com o e-mail do Phil. Ele se gabava do ano mais lucrativo da Xbox ao mesmo tempo em que puxava a alavanca. Não sei do que exatamente eu deveria ter orgulho.”

“A Microsoft está tentando substituir empregos por IA”

O ponto mais alarmante do relato veio com a acusação de que a Microsoft estaria empenhada em reduzir a equipe humana em prol de agentes baseados em inteligência artificial.

“Eles estão fazendo de tudo para substituir o máximo possível de empregos por agentes de IA.”

A gigante já investe pesado em tecnologias de IA há anos, mas a possibilidade de que esse investimento esteja impactando diretamente os empregos humanos em sua divisão de games é vista com preocupação por funcionários.

Além disso, o desenvolvedor criticou o fato de que o Halo Studios estaria agora trabalhando com estúdios terceirizados espalhados pelos EUA e Europa, algo que, segundo ele, aumenta os atrasos e a falta de coesão.

“A Xbox parece anos atrás da concorrência em termos de desenvolvimento, e isso leva a muito tempo e esforço desperdiçados.”

Preocupação com o futuro de Halo

Por fim, a fonte demonstrou ceticismo quanto à qualidade dos projetos atuais de Halo, afirmando que ninguém está realmente satisfeito com o andamento e que a equipe tem recebido discursos motivacionais constantes para tentar manter o moral alto.

O estúdio anunciou recentemente que uma nova revelação de Halo será feita durante o evento HaloWC 2025, em outubro, mas os fãs já demonstram preocupação com o histórico recente da franquia, especialmente após os problemas de Halo Infinite.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.