A CD Projekt Red tem se mostrado bastante atenciosa em responder as principais dúvidas dos jogadores sobre Cyberpunk 2077. Os fórums e redes sociais da empresa foram bombardeados com milhares de perguntas sobre o game, especialmente após a liberação do primeiro gameplay do jogo, com mais de 48 minutos de duração.
Um dos principais questionamentos dos fãs vem sendo em relação às missões do game. Por se tratar de um RPG baseado em escolhas, decisões e consequências, o jogo oferece uma imensa gama de possibilidades para os jogadores, e assim como aconteceu com o jogo anterior da CDPR, The Witcher 3, Cyberpunk 2077 também terá seu enredo e história impactados por missões falhadas.
Assim como The Witcher 3, o jogo não terá uma tela de “missão falhada” com a possibilidade de se refazer aquele trecho. De acordo com o game designer Philipp Weber (via Meu PS4), uma missão falha é possível e isso não vai gerar um game over ou um tente de novo. A única forma de se chegar a um game over em Cyberpunk 2077 é morrendo. Ao falhar missões, as consequências disso se tornam parte da história e algo com o qual o jogador terá de lidar.
Progressão de personagem
Webber também falou a respeito da progressão do personagem e suas habilidades. Cyberpunk 2077 possui características únicas dentro de um RPG, trazendo uma árvore de habilidades, upgrades e progressões mais fluídos do que tradicionais RPGs que geralmente se baseiam em classes.
Dessa forma, o jogador poderá customizar e definir as habilidades e progressões de seu personagem de acordo com o que melhor se adapta ao seu estilo de gameplay. Webber comentou que a progressão de habilidades de Cyberpunk 2077 ainda está em desenvolvimento, e que há três principais caminhos a se seguir: Solo, Netrunner ou Techie.
Aqui vale novamente a comparação com The Witcher 3, onde Geralt não possuía classes, mas sim habilidades e equipamentos que favoreciam determinados atributos, e os caminhos a seguir eram três como em Cyberpunk 2077: guerreiro espadachim, alquimia e sinais.
Câmera em primeira pessoa
Uma das poucas reclamações dos jogadores sobre Cyberpunk 2077 até o momento foi a câmera em primeira pessoa. Essa reclamação vem justamente em sua maioria daqueles gamers que passaram a acompanhar a CD Projekt Red após o sucesso e The Witcher 3.
Apesar disso, o time de desenvolvimento do game acredita que a câmera em primeira pessoa é fundamental para dar ao jogo a imersão que ele precisa. Mas a CDPR se preocupa com aqueles que torcem o nariz para essa perspectiva: Patrick Mills, outro game designer de Cyberpunk 2077 afirma que embora a empresa tenha afirmado que o game não terá opção de perspectiva em terceira pessoa, garante que está trabalhando para diminuir a resistência dos jogadores com a câmera, e vem fazendo isso dosando os níveis e opções de dificuldade e de sensibilidade.
Segundo Mills a equipe de produção sabe que a decisão não agradou a todos, mas que eles acreditam que essa seja a melhor forma de se aproveitar Cyberpunk 2077 e que o trabalho que vem sendo feito em dificuldade e sensibilidade tornará o jogo mais abrangente do que um first person shooter comum.
Cyberpunk 2077 foi confirmado para PlayStation 4, Xbox One e PC, mas anda não tem uma data de lançamento definida.