As notĂcias tomaram um tom desanimador na tarde de ontem (quinta-feira, 02). Com o anĂºncio do adiamento de The Last of Us Part. 2, Cyberpunk 2077, Ghost of Tsushima, Avengers e muitos outros, se tornaram preocupaĂ§Ă£o para os fĂ£s e donos dos consoles.
The Last of Us Part. 2 jĂ¡ havia sido adiado anteriormente, em um perĂodo claramente menor se comparado a situaĂ§Ă£o atual. Ao invĂ©s do projeto ser prolongado por mais um mĂªs, nos deparamos com uma incerteza de quando o lançamento ocorrerĂ¡ – considerando que nĂ£o foi estipulada uma nova data. Isso inclusive, condiz com o que Jason Schreier (editor do Kotaku) havia mencionado pouco antes do adiamento de The Last of Us vir a pĂºblico.
Por conta da sugestĂ£o de outros tĂtulos sendo adiados, a atenĂ§Ă£o do pĂºblico se voltou para os jogos que ainda nĂ£o forma disponibilizados. Especificamente, Cyberpunk 2077 tem sido a maior preocupaĂ§Ă£o, considerando o escopo de grande porte envolvido. Em suma, este promete ser um tĂtulo tĂ£o aclamado quanto The Witcher 3 em seu ano de lançamento. NĂ£o hĂ¡ como negar que a CD Projekt Red soube fomentar expectativas, e aparentemente, pretende mais uma vez se manter como destaque nos holofotes.
Anteriormente, Cyberpunk 2077 tambĂ©m foi adiado, demonstrando um quadro semelhante ao que ocorreu recentemente com The Last of Us Part. 2. No entanto, o game da CD Projekt Red recebeu um prazo maior de desenvolvimento, tendo sua data migrada para Setembro. Podemos dizer o mesmo sobre o caso de Avengers, que a essa altura, jĂ¡ teria sido disponibilizado no Xbox One, PS4 e PC’s.
Em nota de sinceridade, todo e qualquer jogo AAA estĂ¡ sujeito a um possĂvel adiamento
Infelizmente o cenĂ¡rio incerto causado pela pandemia do CoronavĂrus colocou o mundo a indĂºstria em xeque. Por exemplo, se tratando de The Last of Us Part. 2, o maior empecilho da Sony serĂ¡ lidar com a parte logĂstica, que envolve produĂ§Ă£o de mĂdia fĂsica e conteĂºdo promocional, alĂ©m da distribuiĂ§Ă£o global do tĂtulo. Considerando a grande possibilidade de jogos como Cyberpunk 2077, Avengers, Ghost of Tsushima e muitos outros abocanharem uma boa parcela de prĂ©-vendas, tal problema de inventĂ¡rio e estoque tambĂ©m pode acarretar em outros adiamentos maiores.
E isso sem mesmo contarmos jogos cuja data de lançamento ainda nĂ£o foi revelada. Temos o caso de Halo: Infinite, Outriders (da Square Enix), Babylon’s Fall, e muitos outros. Todos possuem uma estimativa de lançamento para o decorrer do ano, mas o contexto atual acaba por tornar ainda mais complicada a noĂ§Ă£o de quando teremos algo concreto a respeito de cada tĂtulo individual.
No fim das contas, mĂºltiplas empresas estĂ£o acompanhando diariamente a situaĂ§Ă£o global de isolamento e precauções necessĂ¡rias. Como Jason Schreier apontou semanas atrĂ¡s, a questĂ£o dos adiamentos Ă© algo que tende a circular os arredores dos tĂtulos de maior escopo. E isso porque, considerando a necessidade de mudanças em torno do formato de produĂ§Ă£o, todo o processo de desenvolvimento atĂ© finalizaĂ§Ă£o e entrega pode sofrer consequĂªncias deste intermĂ©dio. Quanto mais recurso necessĂ¡rio para produzir Cyberpunk 2077, por exemplo, maior serĂ¡ a dificuldade da CD Projekt Red em estabelecer uma linha de raciocĂnio que dĂª continuidade ao processo sem que afete essencialmente a data estipulada.