Crimson Desert foi apresentado como uma experiência premium sem foco em monetização recorrente, segundo esclarecimentos oficiais da equipe de desenvolvimento. A confirmação veio após preocupações de parte do público sobre a possibilidade de o RPG adotar práticas comuns de jogos como serviço.
Durante participação no podcast Dropped Frames, o diretor de marketing Will Powers explicou que o novo jogo da Pearl Abyss foi concebido para ser comprado uma única vez, sem depender de microtransações. Segundo ele, embora existam bônus de pré-venda, todo o conteúdo anunciado para o lançamento é estritamente cosmético e não envolve uma loja interna.
Powers reforçou que não haverá loja de cosméticos dentro do jogo, destacando que a proposta de Crimson Desert é entregar um produto completo no momento da compra. De acordo com o executivo, a experiência foi pensada para que o jogador aproveite o mundo e a narrativa sem qualquer tipo de pressão para gastos adicionais após a aquisição.
Crimson Desert será lançado em 19 de março de 2026 para consoles e PC, ambientado no mesmo universo de Black Desert Online, título que possui uma loja de itens pagos. Apesar dessa conexão, a Pearl Abyss reforça que o novo RPG seguirá um caminho diferente, apostando em um modelo tradicional de venda e conteúdo fechado desde o lançamento.


