Shuhei Yoshida, ex-chefe da divisão de jogos independentes da PlayStation, revelou durante a DICE Summit que Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy, tentou convencer a Nintendo a adotar CDs no Nintendo 64.
O desejo de Sakaguchi por CDs no Nintendo 64
Segundo Yoshida, Sakaguchi era um grande entusiasta do formato CD e desejava criar um Final Fantasy com uma experiência cinematográfica. No entanto, ele ficou desapontado ao descobrir que a Nintendo ainda utilizaria cartuchos no Nintendo 64.
“Seus filmes não caberiam ali”, comentou o executivo em entrevista ao VentureBeat.
A Squaresoft tentou persuadir a Nintendo a mudar de estratégia, mas sem sucesso. Yoshida explicou que a empresa japonesa não acreditava no CD-ROM, considerando-o lento para jogos.
A SquareSoft na época até tentou mostrar para a Nintendo como seria um Final Fantasy VI rodando no Nintendo 64, e você pode conferir algumas fotos da demo abaixo:
Essa visão levou à parceria inicial com a Sony para um complemento de CD-ROM para o Super Nintendo, projeto que não avançou e resultou na criação do PlayStation.
Com isso, Final Fantasy VII começou a ser desenvolvido para o PS1, tornando-se o jogo que foi o ponto de virada para o console e o colocou em posiçao dominante do mercado, e o resto foi história.