E.T. The Extra Terrestrial é, com certeza, um dos jogos mais conhecidos da história, não pela sua qualidade, mas sim pela falta dela e toda a treta em que o título está envolvido.
Simplificando a história, a Atari resolveu apostar pesado no jogo esperando vender milhões de cópias no natal do ano de 1982 e assim aumentar as vendas do Atari 2600, console onde E.T. foi lançado. Porém, o jogo era tão ruim, mas tão ruim que a empresa acabou com mais de 5 milhões de cartuchos encalhados. A Atari decidiu então enterrar os cartuchos no Novo México. Isso resultou em um prejuízo imenso para a Atari, que dominava o mercado de videogames na época, e culminou no Crash dos videogames (não esse Crash) no ano seguinte.
Com o passar dos anos, muitos desses cartuchos foram encontrados e vendidos/leiloados para colecionadores, mas dessa vez a barreira da sensatez foi rompida. Ontem, uma das 900 cópias que foram achadas no Novo México há alguns anos foi vendida por nada menos que $108.000 (cento e oito mil dólares). É claro que estamos falando de um item que entrou para a história, mas o valor realmente assusta, principalmente se considerarmos que alguns dos cartuchos encontrados foram vendidos no eBay pelo preço máximo de $1.535.
O lado bom de tudo isso é que o valor adquirido com a venda será todo doado para a cidade de Alamogordo, local onde as escavações foram feitas. No total, ainda restam 297 cartuchos em bom estado que estão sendo guardados pelos escavadores, estes que já revelaram a possibilidade de vendê-los no futuro.
Comments are closed.