Spore foi um jogo que prometeu ser a grande revolução dentro do mundo dos games, mas todo mundo sabe que o jogo não foi exatamente assim, e ainda hoje esperamos um jogo onde possamos de fato evoluir a nossa espécie e nos tornarmos a raça dominante do mundo. Bom, esse jogo parece ter chegado, e ele chama-se Niche.
Em Niche, você controla uma espécie gerada proceduralmente que é o resultado da evolução aleatória de exatamente 100 genes. Por exemplo: você tem uma espécie onde duas criaturas dela nasceram com uma narina a mais e agora podem sentir o cheiro melhor, e assim identificarem melhor predadores ou encontrem comida melhor, mas duas outras das criaturas têm um corpo maior, e assim podem enfrentar predadores melhores. Outras podem vir com um gene recessivo que causa cegueira crônica. Você decide os aspectos de como essa sua espécie vai se desenvolver, usando o que você aprendeu de genética no ensino médio (lembra do Azão Azinho do Mendel?).
A ideia do jogo é basicamente desenvolver a sua raça e garantir que ela se perpetue, mas conforme você vai fazendo escolhas de evolução pra ela, resultados inesperados vão surgindo. Cabe a você tentar decidir qual o melhor curso para ela, e basicamente não há um final para o jogo, apenas quando a sua raça é extinta por causa das suas escolhas.
Abaixo, você confere um trailer de Niche:
O jogo está disponível para PC no Steam e saiu do acesso antecipado recentemente. Ele custa R$ 30,59.