A segunda-feira começou com boas notícias para o mundo dos desenvolvedores de homebrews para consoles: o PlayStation 4 foi desbloqueado. O único problema é que essa boa notícia é acompanhado de uma má notícia: esse desbloquei é virtualmente inútil no momento.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Na semana passada, nós havíamos comentado sobre esse desbloqueio aqui, e que ele era possível apenas para consoles com o Firmware até o 1.76. Nesse fim de semana foi confirmado que sim, ele funciona, e que não, ele não é possível ser feito nos consoles de usuários normais (que estão na versão 3.11 do firmware).
O método usado pelo hacker CTurt para desbloquear o console foi o mesmo usado para desbloquear tanto o iPhone quanto o Nintendo Wii, usando uma brecha de segurança no Webkit do console. Não vamos entrar nos detalhes técnicos do processo, mas isso é um progresso para talvez um dia o PS4 ser desbloqueado no firmware atual, já que agora é possível para os hackers conhecerem como o console funciona por dentro.
Can successfully dump RAM from other processes (like SceShellUI) using ptrace! Next step: patching RAM…
— CTurt (@CTurtE) December 12, 2015
Just broke WebKit process out of a FreeBSD jail (cred->cr_prison = &prison0). Guess you could say the PS4 is now officially "jailbroken" :P
— CTurt (@CTurtE) December 12, 2015
Caso você veja por aí algum tutorial de como desbloquear o seu PS4, não siga-o, provavelmente é algum golpe onde você ou vai perder o seu console ou acabar dando informações pessoais suas.