O Steam está sediando um evento chamado Steam Dev Days, que é totalmente voltado para desenvolvedores e não tem nenhum membro da imprensa convidado. A ideia é tratar sobre o futuro da plataforma e também apresentar alguns dos planos da Valve para os próximos meses e anos.
Apresentação de Gabe Newell
Durante a sua apresentação, Gabe Newell deu duas informações importantes sobre o que a Valve está planejando para o Steam. Segundo ele, a primeira ideia é dar mais controle aos desenvolvedores de como eles promovem seus jogos na loja do Steam. Ainda não há detalhes sobre como isso será feito.
Outro ponto importante é que a Valve quer acabar com o Steam Greenlight. A ideia não é acabar com o acesso de desenvolvedores pequenos ao Steam, mas evoluir isso para um novo tipo de acesso. Assim como na novidade acima, ainda não há informações de como isso será feito.
Sobre os Steam Machines
A Valve liberou uma série de informações importantes sobre os Steam Machines. A primeira delas, é que a companhia quer ter serviços de streaming de áudio e de vídeo disponíveis para elas já no lançamento. Se eles vão ser parcerias com outras empresas já estabelecidas ou serviços novos desenvolvidos pela Valve, ainda não se sabe.
Todos os desenvolvedores que compareceram no Steam Dev Days ganharam uma Steam Machine da Gigabyte e um Steam Controller. Aposto um rim que você gostaria de ter sido convidado, não é?
Sobre o Steam Controller
A primeira grande informação sobre o Steam Controller é que ele sofreu um redesign. Parece que o mundo ainda não está pronto para controles sem botões, então o Steam Controller ganhou os tradicionais botões ABXY e um direcional digital. O controle também vai ganhar entrada para duas pilhas AA como forma de alimentação.
Outra novidade é que o Steam Controller agora tem um giroscópio, a exemplo do DualShock 3. A função ainda não está disponível para desenvolvedores, mas num dos próximos updates de firmware, ela será implementada.
Caso você realmente tenha essa quantidade de amigos, e os desenvolvedores deem suporte, há a possibilidade de ligar 16 Steam Controllers ao mesmo tempo numa máquina. Já pensou jogar Battlefield numa tela dividida com mais 15 pessoas? Ia ser bizarro.
Como a Valve adicionou o suporte ao Oculus Rift no Steam recentemente, a companhia está levando esse gadget em consideração enquanto desenvolve seu joystick. A ideia é que ele seja totalmente compatível com os jogos de realidade virtual também.
Outras novidades
O Steam chegou a 75 milhões de usuários nesse começo de 2014. O período da última Steam Sale foi um dos mais bem sucedidos da loja. Mais de 2 milhões de globos de neve foram entregues aos jogadores.
A Valve planeja permitir a transferência de dinheiro entre carteiras do Steam agora em 2014, então será possível pedir uns trocados pro seu amigo caso esteja faltando aqueles centavos pra completar uma compra.
Para completar, Gabe Newell entrou no Reddit e disse que se os usuários da rede doarem 500 mil para um hospital, ele vai fazer um Ask Me Anything, ou seja, finalmente vamos saber por que infernos a companhia ainda não lançou Left 4 Dead 3 e Half Life 3. Basta abrir a carteira, claro.
Comments are closed.