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Confira a declaração de Notch sobre a venda da Mojang e de Minecraft por 2,5 bilhões de dólares

A Mojang anunciou nesta manhã que a companhia acaba de ser adquirida pela Microsoft pela soma de 2.5 bilhões de dólares. Além da companhia, todas as suas propriedades intelectuais também foram adquiridas, ou seja, Minecraft agora é uma propriedade da Microsoft.

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Além dessa implicação, outro grande anúncio sobre a companhia foi feito: Markus “Notch” Persson, o criador do jogo, deixou a companhia. Mesmo não estando envolvido com o desenvolvimento de Minecraft há um bom tempo, Notch havia permanecido na Mojang organizando gamejams, protótipos de novos jogos e  até tendo começado um grande jogo, o 0x10c, que acabou sendo cancelado.

Minecraft, o jogo que tornou-se muito maior do que Notch imaginava ou queria que se tornasse
Minecraft, o jogo que tornou-se muito maior do que Notch imaginava ou queria que se tornasse
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Confira abaixo a declaração de Persson sobre a venda da Mojang e sua saída da companhia:

“Eu estou deixando a Mojang

Eu não me vejo como um desenvolvedor de jogos de verdade. Eu crio jogos porque isso é divertido e porque eu amo jogos e porque eu amo programar, mas eu não crio jogos com a intenção deles se tornarem grandes hits e eu não quero tentar mudar o mundo. Minecraft com certeza tornou-se um grande hit e as pessoas estão falando que ele mudou os jogos. Eu nunca tive essa intenção e certamente é uma honra, ser colocado em algum tipo de holofote público é interessante.

Faz um bom tempo, eu decidi deixar o desenvolvimento de Minecraft. Jens era a pessoa perfeita para assumir a tarefa de liderar esse desenvolvimento e eu queria fazer coisas novas. A princípio, eu fracassei ao tentar criar algo grande novamente, mas desde então eu decidi manter-me criando pequenos protótipos e desafios interessantes. Eu me diverti bastante com esse trabalho e eu não tinha certeza exatamente de onde eu me encaixava na Mojang, onde as pessoas trabalhavam de verdade, mas como as pessoas diziam que eu era importante para a cultura da empresa, eu fiquei.

Eu estava em casa com uma gripe forte há algumas semanas e a internet explodiu de raiva pra cima de mim com algum tipo de problema com as lições de usuário final que tinha a ver comigo. Eu estava confuso e não entendi o que aconteceu, então eu twittei minha frustração. Depois disso, eu vi aquele vídeo do Phil Fish no Youtube e comecei a me dar conta de que eu não tinha a conexão com os fãs que eu achei que tivesse. Eu me tornei um símbolo. Eu não queria ser um símbolo, responsável por algo gigantesco que eu não entendia e que eu não queria trabalhar em cima, mas isso continua voltando a mim. Eu não sou um empreendedor, eu não sou um CEO, eu sou um programador nerd que gosta de ter opiniões no Twitter.

Assim que esse negócio estiver finalizado, eu vou sair da Mojang e voltar aos Ludum Dares e aos pequenos experimentos de internet. E eu sem querer fizer algo que ganhe projeção, eu provavelmente vou abandonar esse projeto imediatamente.

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Considerando que a minha imagem pública já está um pouco prejudicada, eu não espero sair dessa sem ouvir comentários negativos ao concretizar esse negócio, mas pelo menos eu não me sentirei com a responsabilidade de ter que ler esses comentários.

Eu sei que isso vai contra um monte de coisas que eu disse em público. Eu não tenho uma boa resposta para isso. Eu também sei que um monte de vocês me usam como um símbolo de inspiração para as pessoas que vão contra as advesidades. Eu não sou um símbolo. Eu sou uma pessoa e eu estou aqui, enfrentando dificuldades, assim como vocês.

Eu amo vocês. Todos vocês. Muito obrigado por tornar Minecraft no que o jogo se tornou, mas há muitos de vocês. Eu não posso ser responsável por algo tão grande. Isso pertence à Microsoft agora. Num senso muito maior, isso já pertencia a todos vocês há muito tempo e isso nunca vai mudar.

Não é por causa do dinheiro, é por causa da minha sanidade mental.”

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.