Como os alimentos podem melhorar o desempenho de um gamer

As pessoas costumam associar a vida de um gamer com sedentarismo e alimentação ruim. Logo imaginam alguém sentado horas a fio em frente ao computador com um grande copo de refrigerante e um pacote de salgadinho.

Essa era na verdade a rotina de Eidi “esA” Yanagimachi, jogador de eSports perdeu 52 kg após perceber que seu peso e estilo de vida afetavam não só sua saúde, mas também o desempenho nos jogos.

Se esse cenário está perto de ser realidade por aí, é hora de mudar de vez esses hábitos ruins e entender que os alimentos influenciam muito na performance do cérebro.

A ingestão dos nutrientes essenciais garante uma memória melhor, fornece mais energia e favorece melhores capacidades cognitivas. Uma dieta balanceada, incluindo o consumo de ácido fólico, ômega 3, vitamina C e E é indispensável. Além disso, os sais minerais como zinco e fósforo também são fundamentais para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Se você deseja se tornar um jogador de e-sports mais focado e concentrado saiba quais alimentos você precisa incluir na sua dieta:

Abacate

Essa é uma fruta que auxilia na manutenção do sistema cardiovascular. Como contribui para a circulação sanguínea, também é ideal para o manter o bom funcionamento cerebral. Tudo bem que essa é uma fruta odiada por muitos, mas experimente misturar ela com banana ou outras frutas mais doces e prepare deliciosas vitaminas. Além disso, o abacate ainda ajuda no controle do colesterol.

Espinafre e folhas escuras

O espinafre é mais um alimento que aumenta a circulação sanguínea no cérebro, e esse é um dos fatores para melhorar seu desempenho. Além desse vegetal, por serem ricas em vitamina K, outras folhas escuras também devem fazer parte da dieta. Essa vitamina protege os neurônios e melhora as capacidades cognitivas. Inclua as folhas no seu almoço para obter esses benefícios. Se não gostar de comer esses vegetais, você pode colocar no suco verde para o café da manhã.

Cúrcuma

Também conhecido como açafrão, a cúrcuma pode ser usada para temperar os alimentos. Ela tem efeitos antioxidante e anti-inflamatório. A curcumina promove a formação de novas células cerebrais e melhora a memória. Estudos ainda mostram que ela ajuda no combate à depressão.

Maca

Essa raiz ainda bem desconhecida pelos brasileiros pode promover maravilhas. Segundo Katrine Rubæk, proprietária da marca de suplementos Sundt, seu consumo pode aumentar a energia cerebral e melhorar o foco. A maca peruana ainda auxilia a manter o humor e combate a depressão. “Ela traz muitos benefícios para o cérebro. Além de dar energia, melhorar o foco e a memória, ainda proporciona bem-estar”, explica.

Nozes

Fonte de ômega 3, as nozes têm propriedades antioxidante e anti-inflamatória. Seu consumo contribui a formação de novos neurônios e elimina toxina do cérebro. Além disso, a vitamina E protege a capacidade cognitiva. Quem come nozes frequentemente apresenta melhores resultados de memória.

Além da alimentação, um gamer deve manter um estilo de vida saudável. Três pontos importantes para viver bem e em equilíbrio são: dormir cerca de 8 horas por dia, beber pelo menos dois litros de água e fazer exercícios físicos regulares.

Valteci Junior

Valteci Junior é editor no Critical Hits

Publicado por