Como jogadores de e-sports podem aumentar a concentração

A prática de e-sports passa, principalmente, pelo treinamento e conhecimento extensivo dos games. No entanto, há vários outros fatores que são decisivos para os profissionais dos jogos eletrônicos e que podem ajudar muito nas competições. Manter a saúde do corpo e da mente em dia é fundamental e ajuda a melhorar um elemento chave para o sucesso nas disputas: a concentração.

Por isso, o papel do psicólogo especializado em e-sports está em ascensão, especialmente nas equipes profissionais. Até neurocientistas estão sendo requisitados para ajudar. Com treinos mentais focados na melhora da concentração, os times que contam com esses profissionais já começaram a sentir as melhorias nos resultados.

A dica mais básica para melhorar este quesito é a que diz respeito ao espaço onde o atleta treina. A organização do ambiente inteiro – e não apenas a mesa do computador – influencia muito na concentração. Ambientes bagunçados provocam dispersões mentais, que prejudicam a capacidade de foco e atenção. Por isso, é essencial manter todo o espaço limpo e com uma disposição correta dos elementos.

A alimentação também influencia em nossa concentração. O ideal é manter uma dieta equilibrada e evitar os alimentos gordurosos ou com muito açúcar. São vários os alimentos que possuem nutrientes específicos capazes de impactar positivamente o cérebro humano, influenciando na capacidade de foco. Os gamers profissionais devem tentar incluí-los na rotina alimentar.

No entanto, como a rotina do e-sportista profissional é muito apertada, a dica é apostar na suplementação dos nutrientes que possuem as características que potencializam a concentração. A Vitamina C é um deles, pois tem função antioxidante (que protege da degeneração cerebral) e ajuda o organismo a absorver o ferro, que é diretamente ligado às atividades do cérebro. Para isso, é necessário consultar um médico ou nutricionista e conferir quais nutrientes podem estar em falta e prejudicando a atenção.

Tomar todos os cuidados com a saúde mental também é essencial para manter o foco e a concentração. Muitas vezes, outros fatores da rotina que não estão ligados aos games acabam atrapalhando o desempenho nas competições. Por isso, os profissionais dos e-sports devem se preocupar cada vez mais em manter um acompanhamento psicológico constante. Além de ajudar nas competições, isso pode prevenir o desenvolvimento de transtornos emocionais.

A prática de atividades como o Yoga e a meditação também podem ajudar muito os e-sportistas profissionais. Embora essas atividades ainda sejam vistas com estranhamento por boa parte da comunidade gamer, elas trazem benefícios enormes para os que disputam competições. A prática diária pode aumentar o foco e a concentração nos treinos, melhorando o desempenho. Além disso, essas atividades ainda ajudam a relaxar antes das competições, prevenindo erros causados pelo estresse e nervosismo.

Publicado por