Semana passada uma versão pra lá de bacana de Super Mario 64 deu as caras na internet. A novidade dessa vez era a possibilidade de se aventurar pelo cenário poligonal com auxílio de outros jogadores, numa espécie de grande carnaval Nintendistico.
E, como era de se esperar, a Senhora Nintendo não gostou nada da novidade e pimba, meteu processo nos responsáveis. A ação judicial exige que o projeto seja descontinuado e fechado permanentemente.
O responsável pel hack, Kaze Emanuar, já dedica anos de sua vida à criação de mods para Super Mario 64. Segundo o próprio, ele só ficou sabendo da ação judicial da Nintendo quando verificou sua caixa de emails e percebeu que sua conta no Patreon havia sido removida, assim como grande parte de seus vídeos no Youtube.
Se Emanuar realmente estiver surpreso com a atitude, ele não deve acompanhar as últimas notícias relacionadas a uso de imagens indevidas da Nintendo. Se até mesmo projetos sem nenhuma finalidade financeira foram fechados nos últimos anos devido ao cuidado que a Nintendo tem com seus produtos, imaginem então um que tenha financiamento coletivo através do Patreon.
Por enquanto ninguém sabe o que vai acontecer com Super Mario 64 Online. Emanuar pode tentar continuar desenvolvendo tudo por conta e divulgar através de torrent por ai como outros já fizeram, ou simplesmente abandonar tudo e partir pra outro. A verdade é que a ideia do projeto era simplesmente sensacional e é uma pena saber que não poderemos aproveita-la tão cedo.