Cliff Bleszinski, uma das mentes responsáveis pelo desenvolvimento de Gears of War, não está nada feliz com a ideia das companhias estarem desenvolvendo jogos que saiam em consoles da nova geração (PS4, Xbox One, Wii U) e da geração anterior (PS3, Xbox 360).
Segundo ele, esse seria o motivo dos gráficos de Watch_Dogs terem sido comprometidos em relação aos traileres iniciais e ao vídeo que conta a história que foi exibido recentemente, e que isso seria um motivo para as pessoas não necessitarem de um console de nova geração, já que os jogos têm basicamente a mesma jogabilidade em ambas as plataformas, ficando a diferença nos gráficos.
Um exemplo de como essa manutenção de geração estaria prejudicando o que se pode fazer nos consoles de próxima geração seria a folhagem dos cenários. Segundo Bleszinski, os novos consoles poderiam fazer texturas de grama com bastante facilidade, mas têm se mantido com blocos sólidos.
“O maior inimigo da próxima geração são as pubblishers mantendo lançamentos para a geração anterior, e eu já havia falado isso anteriormente. É como tentar correr com um par de crianças de 4 anos agarrados nos seus tornozelos. Enquanto isso, o PC está acima de todo mundo rindo com configurações monstras.”
Para Bleszinski, aliás, foi um acerto a Microsoft ter decidido desenvolver Gears of War somente para o Xbox 360 e não para o Xbox clássico também. Desse desenvolvimento surgiu uma bela parceria entre a Epic Games e a Microsoft, que fez o console desta atingir níveis gráficos não alcançados anteriormente na época.
Eu já havia comentado anteriormente sobre a falta da necessidade de comprar um console de próxima geração exatamente por isso. Nesse ano, boa parte dos jogos anunciados ainda vão sair pro Xbox 360 e pro PlayStation 3 e, enquanto isso acontecer, a maior diferença mesmo vai ser nos gráficos ou na quantidade de adversários numa partida multiplayer, no caso de jogos de tiro.
E aí, o que vocês acham?
Comments are closed.