O jogo Clair Obscur Expedition 33, da desenvolvedora francesa Sandfall Interactive, se tornou um dos principais marcos de 2025. Com uma recepção calorosa do público e da crítica, o título é considerado o favorito ao prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2025, após conquistar diversas estatuetas no Golden Joystick Awards.
A informação mais surpreendente é que o RPG cinematográfico foi desenvolvido com um orçamento inferior a 10 milhões de dólares. Segundo uma reportagem do The New York Times, o estúdio formado por ex-desenvolvedores da Ubisoft optou por esse limite financeiro para provar que era possível criar um jogo com qualidade técnica e narrativa semelhante aos grandes nomes da indústria, mas com uma fração dos recursos.
Sandfall Interactive queria provar que era possível
"Sandfall wanted to prove that indie studios were capable of making prestige games at a fraction of the budget and personnel of larger studios…."Sandfall, which said the budget for Clair Obscur was less than $10 million…"Wowwww.nytimes.com/2025/12/11/a…
— Stephen Totilo (@stephentotilo.bsky.social) 2025-12-11T14:34:11.610Z
Com esse orçamento reduzido, a Sandfall Interactive não apenas entregou um jogo visualmente impactante, com dublagem de atores renomados e alto nível de acabamento técnico, como também mostrou que estúdios independentes podem competir em pé de igualdade com gigantes como Naughty Dog e Rockstar.

O estúdio declarou que sua missão era demonstrar que desenvolvedoras menores podiam criar títulos de prestígio, sem depender dos orçamentos milionários comuns em franquias como Call of Duty. A aposta deu certo: Clair Obscur Expedition 33 rapidamente se destacou por sua direção artística, narrativa envolvente e jogabilidade refinada.
Apesar de outros jogos independentes recentes também terem alcançado grande sucesso com baixos custos de produção, como Hollow Knight Silksong e Hades 2, nenhum deles apresentou um escopo cinematográfico tão ambicioso quanto o de Clair Obscur. Isso tornou o feito ainda mais relevante e chamou atenção da indústria para o modelo seguido pela Sandfall.
Com 12 indicações no The Game Awards 2025, o jogo tem chances reais de dominar a premiação e consolidar seu nome como o maior lançamento independente do ano.

