Estou chorando, sério. Unir duas das minhas paixões num post só é algo realmente lindo de ser ver. Estudantes do Departamento de Física e Astronomia da universidade de Leicester, na Inglaterra, resolveram fazer alguns cálculos para averiguar a precisão da física praticada em Super Mario Galaxy.
Segundo este artigo em PDF genialmente intitulado de “It’s a-me, Density!”, os cientistas explicam por exemplo, como alguns planetas exploridiram devido ao severo desbalanceamento gravitacional causado pela degeneração aliado a pressões bastante estapafúrdias, já que a relação entre elas não obedece as proporções convencionais a que estamos acostumados.
Claro que muita gente deve estar torcendo o nariz nesse momento já que uma universidade de renome decidiu parar tudo que estava fazendo, para explicar a física de um jogo claramente irreal.
Entretanto, caros amigos, é bom salientar que esse tipo de estudo pode vir a servir em um futuro próximo, para facilitar o ensino da física e de mecânicas universais nas escolas de todo o mundo, já que é muito mais fácil usar como exemplo o nosso amigo Mario, do que um pedaço de bloco quadrado caindo a aceleração constante, desconsiderando o atrito com o ar. Sensacional.
Comments are closed.