O Xbox Game Pass continua sendo um dos grandes destaques da divisão de jogos da Microsoft, mesmo em meio a um cenário de cortes significativos e questionamentos sobre sua sustentabilidade. O serviço por assinatura já ultrapassou a marca de 35 milhões de assinantes globalmente e, segundo a própria empresa, segue gerando lucro de forma consistente.
Um porta-voz da Microsoft afirmou ao jornalista Christopher Dring que o Game Pass permanece lucrativo, apesar das mudanças recentes na estrutura da companhia e da queda na venda unitária de jogos exclusivos.
De acordo com informações divulgadas, a receita do serviço é contabilizada separadamente das vendas digitais tradicionais na loja do Xbox, o que garante que eventuais perdas em vendas avulsas não prejudiquem o desempenho financeiro da assinatura.
Ok, I need to correct/clarify something. First, Xbox Game Pass is profitable, even when you factor in the lost sales for its first-party teams, sources who would know have told me.
Over 18 months ago, I checked with Xbox about what’s included in the Game Pass P&L. Basically, I…
— Christopher Dring (@Chris_Dring) July 8, 2025
Ainda segundo Dring, mesmo ao considerar a redução das microtransações e das vendas de títulos originais por conta da disponibilidade no Game Pass, o serviço ainda apresenta resultado positivo. Ou seja, a Microsoft não enxerga como negativo o impacto que o Game Pass causa nas vendas diretas dos jogos produzidos pelos seus estúdios internos.
Apesar de ter promovido recentemente a demissão de mais de 9 mil funcionários na divisão de jogos, incluindo equipes de estúdios parceiros como a Romero Games, a Microsoft projeta aumento no faturamento do Game Pass para o próximo ano. Segundo dados da consultoria Statista, a receita do serviço deve crescer cerca de 15% em 2025 em relação ao ano anterior, mesmo com o reajuste global nos preços implementado em setembro passado.
Esse crescimento contínuo reforça o papel estratégico do Game Pass como diferencial competitivo da marca Xbox, consolidando-o como uma das principais fontes de receita do ecossistema da Microsoft na área de jogos.