InícioGamesChristopher Dring se retrata e afirma que Xbox Game Pass continua lucrativo,...

Christopher Dring se retrata e afirma que Xbox Game Pass continua lucrativo, mesmo após demissões em massa na Microsoft

O Xbox Game Pass continua sendo um dos grandes destaques da divisão de jogos da Microsoft, mesmo em meio a um cenário de cortes significativos e questionamentos sobre sua sustentabilidade. O serviço por assinatura já ultrapassou a marca de 35 milhões de assinantes globalmente e, segundo a própria empresa, segue gerando lucro de forma consistente.

PUBLICIDADE

Um porta-voz da Microsoft afirmou ao jornalista Christopher Dring que o Game Pass permanece lucrativo, apesar das mudanças recentes na estrutura da companhia e da queda na venda unitária de jogos exclusivos.

Lucros do Game Pass não levam em consideração os custos dos estúdios próprios

PUBLICIDADE

De acordo com informações divulgadas, a receita do serviço é contabilizada separadamente das vendas digitais tradicionais na loja do Xbox, o que garante que eventuais perdas em vendas avulsas não prejudiquem o desempenho financeiro da assinatura.

Ainda segundo Dring, mesmo ao considerar a redução das microtransações e das vendas de títulos originais por conta da disponibilidade no Game Pass, o serviço ainda apresenta resultado positivo. Ou seja, a Microsoft não enxerga como negativo o impacto que o Game Pass causa nas vendas diretas dos jogos produzidos pelos seus estúdios internos.

Apesar de ter promovido recentemente a demissão de mais de 9 mil funcionários na divisão de jogos, incluindo equipes de estúdios parceiros como a Romero Games, a Microsoft projeta aumento no faturamento do Game Pass para o próximo ano. Segundo dados da consultoria Statista, a receita do serviço deve crescer cerca de 15% em 2025 em relação ao ano anterior, mesmo com o reajuste global nos preços implementado em setembro passado.

Esse crescimento contínuo reforça o papel estratégico do Game Pass como diferencial competitivo da marca Xbox, consolidando-o como uma das principais fontes de receita do ecossistema da Microsoft na área de jogos.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.