A China retirou provisoriamente a restrição à venda de consoles estrangeiros, abrindo as portas de seu grande mercado para empresas como Microsoft, Nintendo e Sony. Tal proibição já está em vigor há 14 anos e impediu a comercialização dos consoles Playstation, Xbox e Wii no país, sob o fundamento de que provocava efeitos adversos na saúde mental de seus jovens.
Reuters noticiou o depoimento do conselho de estado chinês que suspendeu a proibição, permitindo as “empresas com investimento estrangeiro” produzirem consoles na zona franca de Xangai e vendê-los na China – contanto que sejam aprovados pelo governo (essa é outra parte difícil).
É claro que essa notícia será muito bem recebida por essas empresas. No lançamento do PS4, Andrew House da Sony disse ao site Eurogamer que acreditava que o console tinha a capacidade de exceder as vendas do antecessor por causa da ascensção de novos mercados, incluindo o chinês.
“Durante o ciclo de vida do PS3 nós adentramos em novos mercados que não estavam abertos para nós antes”, disse House. “A América Latina não era um mercado sério para consoles e certamente é agora. Nós vemos indícios de que, finalmente, a China abra o seu mercado, com a Zona de Livre Comércio sendo consolidada em Xangai e a oportunidade de vender consoles naquele mercado.”
Com essa abertura do mercado multibilionário da China, agora só resta torcer para que um possível aumento de venda dos novos consoles acarrete uma queda de preço para nós aqui, o que acham?