Chefe do estúdio de Kingdom Come 2 defende uso de IA nos jogos após críticas à Larian Studios

O diretor de Kingdom Come: Deliverance, Daniel Vávra, defendeu publicamente o uso de inteligência artificial na indústria de jogos, em resposta à recente controvérsia envolvendo a Larian Studios. O debate começou após o estúdio de Baldur’s Gate 3 confirmar o uso de IA generativa em estágios iniciais do desenvolvimento de seu novo projeto da série Divinity.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Vávra comparou a reação negativa à adoção da tecnologia com a resistência histórica ao avanço de máquinas industriais. Para ele, a IA é inevitável e já está presente nos bastidores de praticamente todos os estúdios, inclusive no processo de criação de ativos menos relevantes ou repetitivos.

Uso de IA no desenvolvimento divide opiniões na indústria de jogos

PUBLICIDADE

A polêmica surgiu após Swen Vincke, CEO da Larian, afirmar que a IA generativa foi utilizada para testar ideias, criar esboços de apresentações e gerar textos provisórios. Embora tenha garantido que nenhum conteúdo gerado por IA entraria no produto final, parte da comunidade criticou o uso da tecnologia mesmo nas fases conceituais do jogo.

Vávra saiu em defesa da prática, dizendo que “absolutamente todos” os estúdios já utilizam IA para acelerar tarefas demoradas. Ele afirmou que no caso de Kingdom Come: Deliverance 2, a única aplicação da tecnologia foi para melhorar a resolução de ativos antigos por meio de ferramentas como o Topaz Labs.

Segundo Vávra, a inteligência artificial pode democratizar o desenvolvimento e permitir que equipes menores criem jogos em menos tempo, mantendo um padrão artístico e narrativo supervisionado por humanos. Ele citou como exemplo tarefas repetitivas como diálogos genéricos, que poderiam ser automatizados sem comprometer a experiência central.

Ele também defendeu o uso de IA para criar interações dinâmicas com NPCs, o que ampliaria a imersão dos RPGs. Porém, enfatizou que cenas importantes e diálogos de história ainda devem ser dublados por atores reais e capturados com performances humanas.

Vávra concluiu dizendo que, embora a IA represente riscos, ela também traz oportunidades, como o retorno de gêneros esquecidos, maior diversidade de jogos e o fim da dependência de grandes publicadoras. Segundo ele, o impacto será tão significativo quanto a chegada dos aviões ou da revolução industrial.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.