CEO do Nex Playground diz que eles querem consertar o maior problema que o Wii teve

O CEO da Nex, David Lee, afirmou que o Nex Playground foi inspirado no Nintendo Wii, mas busca corrigir um dos principais problemas que afetaram o sucesso do console da Nintendo: a baixa adesão dos jogadores casuais a novos jogos. Em entrevista ao portal The Game Business, Lee explicou que o modelo de assinatura Play Pass, no lugar da venda avulsa de jogos, é a chave para superar essa limitação.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Lançado por US$ 250, o Nex Playground obteve destaque ao conquistar 14% das vendas de consoles nos Estados Unidos durante a semana da Black Friday, ultrapassando o Xbox Series X/S. O console, com sistema Android e uma câmera de rastreamento de movimento no estilo Kinect, oferece jogos voltados para o público infantil, com franquias como Peppa Pig, Bluey, Barbie, Fruit Ninja e Tartarugas Ninja.

Segundo Lee, a ideia do Play Pass surgiu ao observar o comportamento dos jogadores do Wii, que costumavam comprar apenas títulos como Wii Sports e Wii Fit. Isso, segundo ele, tornava o modelo de negócios insustentável a longo prazo:

PUBLICIDADE

“Se as pessoas compram só dois ou três jogos e param por aí, a plataforma inteira não se sustenta. A assinatura permite que a gente continue inovando e entregando novidades para os usuários.”

O executivo também destacou que o modelo de assinatura amplia a liberdade criativa dos desenvolvedores, por não exigir que cada jogo atinja metas específicas de venda. Em 2025, a Nex lançou 20 novas experiências, diversas atualizações e um upgrade do sistema operacional – todos viabilizados pela assinatura.

O Nex Playground está disponível apenas na América do Norte neste momento, mas a empresa planeja expandir para outros países em 2026.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.